A INICIAÇÃO CIENTÍFICA TRATA-SE DO PRIMEIRO CONTATO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO, SOB A ORIENTAÇÃO DE UM DOCENTE, COM O MUNDO DA CIÊNCIA, DAS TÉCNICAS CIENTÍFICAS E DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA. OBJETIVA-SE RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA PELAS DISCENTES DO CURSO DE DOUTORADO NA PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO DE DISCENTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE FISIOTERAPIA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO A PARTIR DA VIVÊNCIA DE DISCENTES DO CURSO DE DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, EM DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA DE CAMPO EM ÂMBITO ESTADUAL E ORIENTAÇÃO DE DISCENTES EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA. AS ATIVIDADES OCORRERAM NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE, NO PERÍODO DE MARÇO A JULHO DE 2021, CORRESPONDENDO AO SEMESTRE 2021/1. A ORIENTAÇÃO DE DISCENTES FAZ PARTE DA ROTINA DE UM DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, VISTO QUE A PESQUISA FAZ PARTE DA MATRIZ CURRICULAR DE QUALQUER CURSO DA SAÚDE, DENTRE DOS DIFERENTES NÍVEIS DE EDUCAÇÃO. COMO PARTE DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA, QUE CORRESPONDE A UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE DOUTORADO ACADÊMICO, FOI REALIZADA A COORIENTAÇÃO DE DOIS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA, SOB A ORIENTAÇÃO E TUTORIA DE UMA PROFESSORA E REPRESENTANTE ÉTICO E LEGAL DA PESQUISA EM ATUAÇÃO PELOS BOLSISTAS E COORIENTADORES. DESSA FORMA, RECOMENDA-SE MAIS ESTUDOS VOLTADOS PARA A TEMÁTICA E SUGERE-SE QUE SEJAM ESTUDOS DE CAMPO COM UM OLHAR TRIDIMENSIONAL.