ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, VINCULADA À UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, À LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO E FORMAÇÃO E AO GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA, CIDADANIA E REDES EDUCATIVA. TEMOS POR OBJETO DE ESTUDO A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS(RMEF), PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUALIFICA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, EM PROL DO DIREITO DAS CRIANÇAS A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. TOMANDO COMO BASE OS RESULTADOS APONTADOS POR UMA AVALIAÇÃO CENSITÁRIA DESENVOLVIDA PELA RMEF EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, QUE APLICOU A ESCALA NORTE-AMERICANA A ECERS-R, TEMOS O OBJETIVO ANALISAR O CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, PARA COMPREENDER A BAIXA PONTUAÇÃO REFERENTE AO ITEM LINGUAGEM E RACIOCÍNIO DA ECERS-R. METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PERSPECTIVA QUALITATIVA UTILIZANDO A PESQUISA - AÇÃO COMO MÉTODO DE PROCEDIMENTO E, ENQUANTO COLETA DE DADOS REALIZAMOS 12 ENCONTROS COM UM GRUPO DE 8 PROFESSORAS, UTILIZANDO A TÉCNICA INTERATIVA DE GRUPO FOCAL. ESTA PESQUISA CONSTATOU A IMPORTÂNCIA DE USAR OS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA FORMATIVA PARA DESENCADEAR UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E QUALIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MELHORIAS. COMO DESDOBRAMENTO DESSA INVESTIGAÇÃO APONTAMOS A NECESSIDADE DA ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL FLORIANOPOLITANA COM BASE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES MUNICIPAIS, CONSIDERANDO PARA ALÉM DA PARTICIPAÇÃO DAS PROFESSORAS, AS CRIANÇAS E AS FAMÍLIAS COMO PARTÍCIPES DESSE PROCESSO.