O ENSINO DE BOTÂNICA COSTUMA SER CONSIDERADO DESINTERESSANTE PARA OS ESTUDANTES, POIS APRESENTA TERMINOLOGIAS DIFÍCEIS E POUCAS AULAS PRÁTICAS SÃO REALIZADAS E QUANDO MINISTRADAS FOCAM MAIS NOS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO PREJUDICANDO QUE O DISCENTE CONSIGA RELACIONAR AS PLANTAS COM O MEIO AMBIENTE E NÃO SAIBAM A SUA IMPORTÂNCIA LEVANDO A CEGUEIRA BOTÂNICA. É NESSE CENÁRIO QUE O USO DE QR CODE SE TORNA UM EXCELENTE INSTRUMENTO PARA O ENSINO SOBRE AS PLANTAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POR SER MOTIVADOR E TECNOLÓGICO TENDO EM VISTA QUE OS DISCENTES ESTÃO CADA VEZ MAIS INSERIDOS NO MUNDO DA TECNOLOGIA. ESSE ESTUDO FOI REALIZADO COM ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL I, EM QUE CADA TURMA PESQUISOU SOBRE UMA PLANTA EXISTENTE NO PÁTIO DA ESCOLA, QUE FOI DESIGNADA PELA DOCENTE, E ELES CONFECCIONARAM SEUS PRÓPRIOS QR CODES COM AUXÍLIO DA PROFESSORA. ANTES DE DAR INÍCIO A ATIVIDADE, A DOCENTE REALIZOU A IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES BOTÂNICAS PRESENTES NO COLÉGIO. O USO DO QR CODE FEZ COM QUE OS ALUNOS FICASSEM MUITO EUFÓRICOS NO DECORRER DAS ATIVIDADES DIFICULTANDO UM POUCO O INÍCIO DE CADA ETAPA DA ATIVIDADE, FACILITOU A APRENDIZAGEM OBSERVANDO QUE OS ESTUDANTES AUTOMATICAMENTE COMEÇARAM A CORRELACIONAR AS PLANTAS COM O MEIO AMBIENTE ASSIM COMO A SUA IMPORTÂNCIA, DESPERTOU TAMBÉM A PREOCUPAÇÃO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL A PONTO DE ALGUNS DISCENTES DESENVOLVEREM AFETO PELAS PLANTAS PRESENTES NA ESCOLA AS ABRAÇANDO E TAMBÉM DESPERTOU A CURIOSIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA E PAIS DOS ALUNOS.