O PRESENTE ARTIGO TRÁS RECORTES DE UM ESTUDO DE CASO OCORRIDO NUMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. ESTUDAMOS O CONCEITO DE MEDIAÇÃO E A ABORDAGEM SÓCIA HISTÓRICA EM VYGOTSKY (1998), PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA/IMPORTÂNCIA DOS FAMILIARES LEITORES NA INTERAÇÃO DO CONTEÚDO VEICULADO PELA ESCOLA NESSE PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA, POR NÃO CONDUZIREM DE FORMA AUTÔNOMA O PROCESSO PARA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO REMOTO. A PROBLEMÁTICA ENVOLVEU A DIFICULDADE DOS FAMILIARES EM FAZER A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS ESTRATÉGIAS PARA LEITURA E ESCRITA VEICULADAS PELA PROFESSORA POR MEIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PLATAFORMAS E APLICATIVOS DISPONÍVEIS (WHATSAPP E GOOGLE CLASSROOM). A HERANÇA CULTURAL REFERENTE À MANEIRA COMO ESSES FAMILIARES APRENDERAM A LER E ESCREVER INFLUENCIOU FORTEMENTE A FORMA COMO ENSINAVAM AS CRIANÇAS, UTILIZANDO A TÉCNICA DA SOLETRAÇÃO. MEDIANTE ESSA CONSTATAÇÃO ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO E POSTERIOR REALIZAÇÃO DE PESQUISA AÇÃO COM CARÁTER QUALITATIVO, BASEANDO-SE NOS AUTORES TRIVIñOS (1987) E GRUNDY (1982) RESPECTIVAMENTE, REFLETIU-SE A MELHOR FORMA DE INTERAGIR COM ESSES FAMILIARES, ORIENTANDO-OS A MEDIAR DA MANEIRA MAIS EFICAZ E ADEQUADA AS ATIVIDADES PARA AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES BÁSICAS DE LER E ESCREVER.