TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO TRABALHO DOCENTE, NA ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA, DA CIDADE DE BRASÍLIA/DF
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82532 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 875 "inscrito_id" => 3445 "titulo" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO TRABALHO DOCENTE, NA ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA, DA CIDADE DE BRASÍLIA/DF" "resumo" => "A TECNOLOGIA N?O PODE SER EFICAZ NA SALA DE AULA SEM PROFESSORES COM CONHECIMENTO SOBRE SUA FUNCIONALIDADE E IMPLEMENTA??O COM INTUITO DE ATENDER ?S METAS EDUCACIONAIS. ENQUANTO O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA EST? AUMENTANDO, A MELHORIA DO APRENDIZADO ATRAV?S DE SUA APLICA??O DEVE PERMANECER DE ACORDO COM A META. NESTE ESTUDO, FOI EXPLORADO A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO DOCENTE NO ENSINO, BUSCANDO RESPONDER SE O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DID?TICA, FAVORECIA O TRABALHO DO DOCENTE. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI AVERIGUAR A DISPONIBILIDADE E O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA, CIDADE DE MACAP?, AL?M DESCREVER O PERFIL ACAD?MICO DOS DOCENTES QUANTO AO O N?VEL DE CONHECIMENTO E HABILIDADES PARA O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS DA INSTITUI??O E IDENTIFICAR A INFRAESTRUTURA PARA O USO DA TECNOLOGIA. O ESTUDO TAMB?M PROCUROU ENTENDER COMO OS PROFESSORES USAM E PERCEBEM A TECNOLOGIA NA PR?TICA E OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS DECIS?ES PEDAG?GICAS PARA INCORPORAR A TECNOLOGIA EM SUA PR?TICA. PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS, FOI ESCOLHIDO A METODOLOGIA DO MODELO N?O EXPERIMENTAL DESCRITIVO COM ENFOQUE E ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. OS DADOS INCLU?RAM PESQUISAS A PARTIR DA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS FORAM APRESENTADOS EM GR?FICOS TIPO PIZZA E LINHAS. QUANTO AS QUEST?ES QUALITATIVAS, EXIBIDAS PELAS FALAS DAS PERCEP??ES DOS PESQUISADOS, OS RESULTADOS REVELARAM QUE BARREIRAS INTERNAS E EXTERNAS ESTAVAM PRESENTES E INFLUENCIARAM A FORMA COMO OS PROFESSORES SITUAVAM SUA PEDAGOGIA EM TERMOS DE INTEGRA??O DE TECNOLOGIA. VERIFICOU-SE TAMB?M QUE OS PROFESSORES ESTAVAM CONFIANTES EM CONTE?DO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA; NO ENTANTO, A MAIORIA CONSIDERAVA A TECNOLOGIA MAIS UMA FERRAMENTA, DO QUE UMA PARTE INCORPORADA DO PROCESSO DE APRENDIZADO, POR?M H? DEFICI?NCIA DE RECURSOS E HABILIDADES DOS PROFESSORES QUE FAZEM COM QUE ESSE MEIO N?O ATENDA TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS. ESTE ESTUDO CONTRIBUI COM O CONHECIMENTO SOBRE INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE ABORDAR N?O TANTO O CONHECIMENTO TECNOL?GICO QUANTO A INTERDEPEND?NCIA ENTRE TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTE?DO NOS PROCESSOS EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID_29072021184722.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIZELIA MOURA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "GIZELIA MOURA " "autor_email" => "gizambarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82532 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 875 "inscrito_id" => 3445 "titulo" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO TRABALHO DOCENTE, NA ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA, DA CIDADE DE BRASÍLIA/DF" "resumo" => "A TECNOLOGIA N?O PODE SER EFICAZ NA SALA DE AULA SEM PROFESSORES COM CONHECIMENTO SOBRE SUA FUNCIONALIDADE E IMPLEMENTA??O COM INTUITO DE ATENDER ?S METAS EDUCACIONAIS. ENQUANTO O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA EST? AUMENTANDO, A MELHORIA DO APRENDIZADO ATRAV?S DE SUA APLICA??O DEVE PERMANECER DE ACORDO COM A META. NESTE ESTUDO, FOI EXPLORADO A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO DOCENTE NO ENSINO, BUSCANDO RESPONDER SE O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DID?TICA, FAVORECIA O TRABALHO DO DOCENTE. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI AVERIGUAR A DISPONIBILIDADE E O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA, CIDADE DE MACAP?, AL?M DESCREVER O PERFIL ACAD?MICO DOS DOCENTES QUANTO AO O N?VEL DE CONHECIMENTO E HABILIDADES PARA O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS DA INSTITUI??O E IDENTIFICAR A INFRAESTRUTURA PARA O USO DA TECNOLOGIA. O ESTUDO TAMB?M PROCUROU ENTENDER COMO OS PROFESSORES USAM E PERCEBEM A TECNOLOGIA NA PR?TICA E OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS DECIS?ES PEDAG?GICAS PARA INCORPORAR A TECNOLOGIA EM SUA PR?TICA. PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS, FOI ESCOLHIDO A METODOLOGIA DO MODELO N?O EXPERIMENTAL DESCRITIVO COM ENFOQUE E ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. OS DADOS INCLU?RAM PESQUISAS A PARTIR DA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS FORAM APRESENTADOS EM GR?FICOS TIPO PIZZA E LINHAS. QUANTO AS QUEST?ES QUALITATIVAS, EXIBIDAS PELAS FALAS DAS PERCEP??ES DOS PESQUISADOS, OS RESULTADOS REVELARAM QUE BARREIRAS INTERNAS E EXTERNAS ESTAVAM PRESENTES E INFLUENCIARAM A FORMA COMO OS PROFESSORES SITUAVAM SUA PEDAGOGIA EM TERMOS DE INTEGRA??O DE TECNOLOGIA. VERIFICOU-SE TAMB?M QUE OS PROFESSORES ESTAVAM CONFIANTES EM CONTE?DO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA; NO ENTANTO, A MAIORIA CONSIDERAVA A TECNOLOGIA MAIS UMA FERRAMENTA, DO QUE UMA PARTE INCORPORADA DO PROCESSO DE APRENDIZADO, POR?M H? DEFICI?NCIA DE RECURSOS E HABILIDADES DOS PROFESSORES QUE FAZEM COM QUE ESSE MEIO N?O ATENDA TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS. ESTE ESTUDO CONTRIBUI COM O CONHECIMENTO SOBRE INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE ABORDAR N?O TANTO O CONHECIMENTO TECNOL?GICO QUANTO A INTERDEPEND?NCIA ENTRE TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTE?DO NOS PROCESSOS EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID_29072021184722.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIZELIA MOURA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "GIZELIA MOURA " "autor_email" => "gizambarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }