A TECNOLOGIA N?O PODE SER EFICAZ NA SALA DE AULA SEM PROFESSORES COM CONHECIMENTO SOBRE SUA FUNCIONALIDADE E IMPLEMENTA??O COM INTUITO DE ATENDER ?S METAS EDUCACIONAIS. ENQUANTO O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA EST? AUMENTANDO, A MELHORIA DO APRENDIZADO ATRAV?S DE SUA APLICA??O DEVE PERMANECER DE ACORDO COM A META. NESTE ESTUDO, FOI EXPLORADO A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO DOCENTE NO ENSINO, BUSCANDO RESPONDER SE O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DID?TICA, FAVORECIA O TRABALHO DO DOCENTE. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI AVERIGUAR A DISPONIBILIDADE E O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA, CIDADE DE MACAP?, AL?M DESCREVER O PERFIL ACAD?MICO DOS DOCENTES QUANTO AO O N?VEL DE CONHECIMENTO E HABILIDADES PARA O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS DA INSTITUI??O E IDENTIFICAR A INFRAESTRUTURA PARA O USO DA TECNOLOGIA. O ESTUDO TAMB?M PROCUROU ENTENDER COMO OS PROFESSORES USAM E PERCEBEM A TECNOLOGIA NA PR?TICA E OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS DECIS?ES PEDAG?GICAS PARA INCORPORAR A TECNOLOGIA EM SUA PR?TICA. PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS, FOI ESCOLHIDO A METODOLOGIA DO MODELO N?O EXPERIMENTAL DESCRITIVO COM ENFOQUE E ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. OS DADOS INCLU?RAM PESQUISAS A PARTIR DA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS FORAM APRESENTADOS EM GR?FICOS TIPO PIZZA E LINHAS. QUANTO AS QUEST?ES QUALITATIVAS, EXIBIDAS PELAS FALAS DAS PERCEP??ES DOS PESQUISADOS, OS RESULTADOS REVELARAM QUE BARREIRAS INTERNAS E EXTERNAS ESTAVAM PRESENTES E INFLUENCIARAM A FORMA COMO OS PROFESSORES SITUAVAM SUA PEDAGOGIA EM TERMOS DE INTEGRA??O DE TECNOLOGIA. VERIFICOU-SE TAMB?M QUE OS PROFESSORES ESTAVAM CONFIANTES EM CONTE?DO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA; NO ENTANTO, A MAIORIA CONSIDERAVA A TECNOLOGIA MAIS UMA FERRAMENTA, DO QUE UMA PARTE INCORPORADA DO PROCESSO DE APRENDIZADO, POR?M H? DEFICI?NCIA DE RECURSOS E HABILIDADES DOS PROFESSORES QUE FAZEM COM QUE ESSE MEIO N?O ATENDA TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS. ESTE ESTUDO CONTRIBUI COM O CONHECIMENTO SOBRE INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE ABORDAR N?O TANTO O CONHECIMENTO TECNOL?GICO QUANTO A INTERDEPEND?NCIA ENTRE TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTE?DO NOS PROCESSOS EM SALA DE AULA.