Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO TRABALHO DOCENTE, NA ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA, DA CIDADE DE BRASÍLIA/DF

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, DOCENTE, Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82532
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 875
    "inscrito_id" => 3445
    "titulo" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO TRABALHO DOCENTE, NA ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA, DA CIDADE DE BRASÍLIA/DF"
    "resumo" => "A TECNOLOGIA N?O PODE SER EFICAZ NA SALA DE AULA SEM PROFESSORES COM CONHECIMENTO SOBRE SUA FUNCIONALIDADE E IMPLEMENTA??O COM INTUITO DE ATENDER ?S METAS EDUCACIONAIS. ENQUANTO O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA EST? AUMENTANDO, A MELHORIA DO APRENDIZADO ATRAV?S DE SUA APLICA??O DEVE PERMANECER DE ACORDO COM A META. NESTE ESTUDO, FOI EXPLORADO A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO DOCENTE NO ENSINO, BUSCANDO RESPONDER SE O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DID?TICA, FAVORECIA O TRABALHO DO DOCENTE. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI AVERIGUAR A DISPONIBILIDADE E O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA, CIDADE DE MACAP?, AL?M DESCREVER O PERFIL ACAD?MICO DOS DOCENTES QUANTO AO O N?VEL DE CONHECIMENTO E HABILIDADES PARA O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS DA INSTITUI??O E IDENTIFICAR A INFRAESTRUTURA PARA O USO DA TECNOLOGIA. O ESTUDO TAMB?M PROCUROU ENTENDER COMO OS PROFESSORES USAM E PERCEBEM A TECNOLOGIA NA PR?TICA E OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS DECIS?ES PEDAG?GICAS PARA INCORPORAR A TECNOLOGIA EM SUA PR?TICA. PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS, FOI ESCOLHIDO A METODOLOGIA DO MODELO N?O EXPERIMENTAL DESCRITIVO COM ENFOQUE E ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. OS DADOS INCLU?RAM PESQUISAS A PARTIR DA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS FORAM APRESENTADOS EM GR?FICOS TIPO PIZZA E LINHAS. QUANTO AS QUEST?ES QUALITATIVAS, EXIBIDAS PELAS FALAS DAS PERCEP??ES DOS PESQUISADOS, OS RESULTADOS REVELARAM QUE BARREIRAS INTERNAS E EXTERNAS ESTAVAM PRESENTES E INFLUENCIARAM A FORMA COMO OS PROFESSORES SITUAVAM SUA PEDAGOGIA EM TERMOS DE INTEGRA??O DE TECNOLOGIA. VERIFICOU-SE TAMB?M QUE OS PROFESSORES ESTAVAM CONFIANTES EM CONTE?DO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA; NO ENTANTO, A MAIORIA CONSIDERAVA A TECNOLOGIA MAIS UMA FERRAMENTA, DO QUE UMA PARTE INCORPORADA DO PROCESSO DE APRENDIZADO, POR?M H? DEFICI?NCIA DE RECURSOS E HABILIDADES DOS PROFESSORES QUE FAZEM COM QUE ESSE MEIO N?O ATENDA TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS. ESTE ESTUDO CONTRIBUI COM O CONHECIMENTO SOBRE INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE ABORDAR N?O TANTO O CONHECIMENTO TECNOL?GICO QUANTO A INTERDEPEND?NCIA ENTRE TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTE?DO NOS PROCESSOS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, DOCENTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID_29072021184722.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELIA MOURA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "GIZELIA MOURA "
    "autor_email" => "gizambarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82532
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 875
    "inscrito_id" => 3445
    "titulo" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO TRABALHO DOCENTE, NA ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA, DA CIDADE DE BRASÍLIA/DF"
    "resumo" => "A TECNOLOGIA N?O PODE SER EFICAZ NA SALA DE AULA SEM PROFESSORES COM CONHECIMENTO SOBRE SUA FUNCIONALIDADE E IMPLEMENTA??O COM INTUITO DE ATENDER ?S METAS EDUCACIONAIS. ENQUANTO O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA EST? AUMENTANDO, A MELHORIA DO APRENDIZADO ATRAV?S DE SUA APLICA??O DEVE PERMANECER DE ACORDO COM A META. NESTE ESTUDO, FOI EXPLORADO A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO DOCENTE NO ENSINO, BUSCANDO RESPONDER SE O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DID?TICA, FAVORECIA O TRABALHO DO DOCENTE. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI AVERIGUAR A DISPONIBILIDADE E O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA, CIDADE DE MACAP?, AL?M DESCREVER O PERFIL ACAD?MICO DOS DOCENTES QUANTO AO O N?VEL DE CONHECIMENTO E HABILIDADES PARA O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS DA INSTITUI??O E IDENTIFICAR A INFRAESTRUTURA PARA O USO DA TECNOLOGIA. O ESTUDO TAMB?M PROCUROU ENTENDER COMO OS PROFESSORES USAM E PERCEBEM A TECNOLOGIA NA PR?TICA E OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS DECIS?ES PEDAG?GICAS PARA INCORPORAR A TECNOLOGIA EM SUA PR?TICA. PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS, FOI ESCOLHIDO A METODOLOGIA DO MODELO N?O EXPERIMENTAL DESCRITIVO COM ENFOQUE E ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. OS DADOS INCLU?RAM PESQUISAS A PARTIR DA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS FORAM APRESENTADOS EM GR?FICOS TIPO PIZZA E LINHAS. QUANTO AS QUEST?ES QUALITATIVAS, EXIBIDAS PELAS FALAS DAS PERCEP??ES DOS PESQUISADOS, OS RESULTADOS REVELARAM QUE BARREIRAS INTERNAS E EXTERNAS ESTAVAM PRESENTES E INFLUENCIARAM A FORMA COMO OS PROFESSORES SITUAVAM SUA PEDAGOGIA EM TERMOS DE INTEGRA??O DE TECNOLOGIA. VERIFICOU-SE TAMB?M QUE OS PROFESSORES ESTAVAM CONFIANTES EM CONTE?DO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA; NO ENTANTO, A MAIORIA CONSIDERAVA A TECNOLOGIA MAIS UMA FERRAMENTA, DO QUE UMA PARTE INCORPORADA DO PROCESSO DE APRENDIZADO, POR?M H? DEFICI?NCIA DE RECURSOS E HABILIDADES DOS PROFESSORES QUE FAZEM COM QUE ESSE MEIO N?O ATENDA TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS. ESTE ESTUDO CONTRIBUI COM O CONHECIMENTO SOBRE INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE ABORDAR N?O TANTO O CONHECIMENTO TECNOL?GICO QUANTO A INTERDEPEND?NCIA ENTRE TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTE?DO NOS PROCESSOS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, DOCENTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID_29072021184722.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELIA MOURA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "GIZELIA MOURA "
    "autor_email" => "gizambarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A TECNOLOGIA N?O PODE SER EFICAZ NA SALA DE AULA SEM PROFESSORES COM CONHECIMENTO SOBRE SUA FUNCIONALIDADE E IMPLEMENTA??O COM INTUITO DE ATENDER ?S METAS EDUCACIONAIS. ENQUANTO O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA EST? AUMENTANDO, A MELHORIA DO APRENDIZADO ATRAV?S DE SUA APLICA??O DEVE PERMANECER DE ACORDO COM A META. NESTE ESTUDO, FOI EXPLORADO A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO DOCENTE NO ENSINO, BUSCANDO RESPONDER SE O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DID?TICA, FAVORECIA O TRABALHO DO DOCENTE. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI AVERIGUAR A DISPONIBILIDADE E O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA, CIDADE DE MACAP?, AL?M DESCREVER O PERFIL ACAD?MICO DOS DOCENTES QUANTO AO O N?VEL DE CONHECIMENTO E HABILIDADES PARA O USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS DA INSTITUI??O E IDENTIFICAR A INFRAESTRUTURA PARA O USO DA TECNOLOGIA. O ESTUDO TAMB?M PROCUROU ENTENDER COMO OS PROFESSORES USAM E PERCEBEM A TECNOLOGIA NA PR?TICA E OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS DECIS?ES PEDAG?GICAS PARA INCORPORAR A TECNOLOGIA EM SUA PR?TICA. PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS, FOI ESCOLHIDO A METODOLOGIA DO MODELO N?O EXPERIMENTAL DESCRITIVO COM ENFOQUE E ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. OS DADOS INCLU?RAM PESQUISAS A PARTIR DA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS FORAM APRESENTADOS EM GR?FICOS TIPO PIZZA E LINHAS. QUANTO AS QUEST?ES QUALITATIVAS, EXIBIDAS PELAS FALAS DAS PERCEP??ES DOS PESQUISADOS, OS RESULTADOS REVELARAM QUE BARREIRAS INTERNAS E EXTERNAS ESTAVAM PRESENTES E INFLUENCIARAM A FORMA COMO OS PROFESSORES SITUAVAM SUA PEDAGOGIA EM TERMOS DE INTEGRA??O DE TECNOLOGIA. VERIFICOU-SE TAMB?M QUE OS PROFESSORES ESTAVAM CONFIANTES EM CONTE?DO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA; NO ENTANTO, A MAIORIA CONSIDERAVA A TECNOLOGIA MAIS UMA FERRAMENTA, DO QUE UMA PARTE INCORPORADA DO PROCESSO DE APRENDIZADO, POR?M H? DEFICI?NCIA DE RECURSOS E HABILIDADES DOS PROFESSORES QUE FAZEM COM QUE ESSE MEIO N?O ATENDA TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS. ESTE ESTUDO CONTRIBUI COM O CONHECIMENTO SOBRE INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE ABORDAR N?O TANTO O CONHECIMENTO TECNOL?GICO QUANTO A INTERDEPEND?NCIA ENTRE TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTE?DO NOS PROCESSOS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.