Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, LÚDICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIA LÚDICA, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82498
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1066
    "inscrito_id" => 1354
    "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A VISÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA VEICULADA EM SALA DE AULA TRAZ IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE COMO A DISCIPLINA EM QUESTÃO ESTÁ SENDO TRABALHADA PELOS PROFESSORES E CONCEBIDA PELOS ALUNOS NA REALIDADE ATUAL DO CONTEXTO ESCOLAR. O OBJETIVO QUE CONDUZ ESTA PESQUISA DIZ RESPEITO INVESTIGAR SE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CALDAS NOVAS, GOIÁS. ESTA FOI UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA QUE USOU COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA DESVENDAR A PROBLEMÁTICA QUE ESTÁ EM FOCO NESSA INVESTIGAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR ESSE TRABALHO SÃO TOMADOS COMO REFERÊNCIAS OS TEXTOS DE AUTORES QUE INTENSIFICARAM ESTUDOS NESTE CAMPO DE PESQUISA. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS QUE FORAM COLHIDAS NO MOMENTO DA ENTREVISTA FORAM ANALISADAS COM BASE NOS TEXTOS USADOS PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. A CONCLUSÃO QUE SE OBTÉM É QUE O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO EM DIVERSAS ESFERAS, INTELECTUAL, MORAL, ÉTICA E SOCIAL E QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CALDAS NOVAS, GOIÁS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, LÚDICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIA LÚDICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID1354_12082021104639.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANE BELCHIOR DE LIMA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANE BELCHIOR"
    "autor_email" => "lucianebelchior@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82498
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1066
    "inscrito_id" => 1354
    "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A VISÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA VEICULADA EM SALA DE AULA TRAZ IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE COMO A DISCIPLINA EM QUESTÃO ESTÁ SENDO TRABALHADA PELOS PROFESSORES E CONCEBIDA PELOS ALUNOS NA REALIDADE ATUAL DO CONTEXTO ESCOLAR. O OBJETIVO QUE CONDUZ ESTA PESQUISA DIZ RESPEITO INVESTIGAR SE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CALDAS NOVAS, GOIÁS. ESTA FOI UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA QUE USOU COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA DESVENDAR A PROBLEMÁTICA QUE ESTÁ EM FOCO NESSA INVESTIGAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR ESSE TRABALHO SÃO TOMADOS COMO REFERÊNCIAS OS TEXTOS DE AUTORES QUE INTENSIFICARAM ESTUDOS NESTE CAMPO DE PESQUISA. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS QUE FORAM COLHIDAS NO MOMENTO DA ENTREVISTA FORAM ANALISADAS COM BASE NOS TEXTOS USADOS PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. A CONCLUSÃO QUE SE OBTÉM É QUE O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO EM DIVERSAS ESFERAS, INTELECTUAL, MORAL, ÉTICA E SOCIAL E QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CALDAS NOVAS, GOIÁS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, LÚDICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIA LÚDICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID1354_12082021104639.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANE BELCHIOR DE LIMA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANE BELCHIOR"
    "autor_email" => "lucianebelchior@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A VISÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA VEICULADA EM SALA DE AULA TRAZ IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE COMO A DISCIPLINA EM QUESTÃO ESTÁ SENDO TRABALHADA PELOS PROFESSORES E CONCEBIDA PELOS ALUNOS NA REALIDADE ATUAL DO CONTEXTO ESCOLAR. O OBJETIVO QUE CONDUZ ESTA PESQUISA DIZ RESPEITO INVESTIGAR SE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CALDAS NOVAS, GOIÁS. ESTA FOI UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA QUE USOU COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA DESVENDAR A PROBLEMÁTICA QUE ESTÁ EM FOCO NESSA INVESTIGAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR ESSE TRABALHO SÃO TOMADOS COMO REFERÊNCIAS OS TEXTOS DE AUTORES QUE INTENSIFICARAM ESTUDOS NESTE CAMPO DE PESQUISA. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS QUE FORAM COLHIDAS NO MOMENTO DA ENTREVISTA FORAM ANALISADAS COM BASE NOS TEXTOS USADOS PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. A CONCLUSÃO QUE SE OBTÉM É QUE O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO EM DIVERSAS ESFERAS, INTELECTUAL, MORAL, ÉTICA E SOCIAL E QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NAS CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CALDAS NOVAS, GOIÁS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.