ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR E DISCUTIR OS ACHADOS DA NEUROCIÊNCIA APLICADA A EDUCAÇÃO, E OS ACHADOS DE DIONÍSIO, VASCONCELOS E SOUZA (2014) NA PERSPECTIVA DA NEUROPSICOLOGIA E LINGUÍSTICA QUANTO O FUNCIONAMENTO COGNITIVO DO PROCESSO DE LEITURA, E O ENTENDIMENTO DE COMO ACONTECE O PROCESSO DE COMPREENSÃO DO TEXTO E A FORMAÇÃO DO LEITOR E DOS ESTUDOS DE GÊNEROS, QUE ESTAR INTIMAMENTE LIGADA AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. TAMBÉM TRAZ UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. UM ASPECTO IMPORTANTE DISCUTIDO É A PONTE QUE LIGA A COGNIÇÃO A LINGUÍSTICA, POIS COMUMENTE AO SE FALAR DAS ÁREAS CEREBRAIS RESPONSÁVEIS PELA LINGUAGEM FICA RESTRITO AO CAMPO DA NEUROCIÊNCIA, NOS PROPUSEMOS NESTE ARTIGO DISCUTIR A FORMAÇÃO DO LEITOR, LOGO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM BASES NA LINGUÍSTICA E NEUROCIÊNCIA APLICADA A EDUCAÇÃO.