A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC) É UM CAMPO DE ESTUDO QUE TEM CRESCIDO MUITO NOS ÚLTIMOS ANOS E POSSUI PROFUNDAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTANDO PRESENTE NOS CURRÍCULOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONTUDO, ESSA PRESENÇA NÃO ESTÁ REFLETINDO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DENTRE OS VÁRIOS MOTIVOS DESTACA-SE A FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO E O DISTANCIAMENTO ENTRE HFC E QUESTÕES DE NATUREZA PEDAGÓGICA. ASSIM, AVALIAMOS ATRAVÉS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (RS) OS ARTIGOS PUBLICADOS PELA REVISTA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA ENTRE OS ANOS DE 2006 ATÉ 2019. ESTA RS INVESTIGOU O IDIOMA DE PUBLICAÇÃO E AS TEORIAS BIOLÓGICAS PRESENTES, VERIFICOU SE OS ARTIGOS ESTABELECIAM RELAÇÕES COM ENSINO E QUAIS TEORIAS PEDAGÓGICAS FUNDAMENTAVAM ESSAS DISCUSSÕES. AVALIAMOS A POTENCIALIDADE FORMATIVA ATRAVÉS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUE SE ALINHA À NOSSA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO. APONTAMOS QUE NAS PUBLICAÇÕES HÁ UM GRANDE POTENCIAL DE SUBSIDIAR ESTUDOS HISTÓRICO-CONCEITUAIS E FILOSÓFICOS DA BIOLOGIA, ENTRETANTO DO PONTO DE VISTA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA O PERIÓDICO CARECE DE PUBLICAÇÕES QUE ARTICULAM HFC AO ENSINO DE CIÊNCIAS, E QUANDO O FAZEM NÃO HÁ FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS EXPLÍCITOS.