Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE OS ENCONTROS VIRTUAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERAÇÕES E BRINCADEIRA, ENCONTROS VIRTUAIS, , Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79573
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 787
    "titulo" => "AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE OS ENCONTROS VIRTUAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS"
    "resumo" => "AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA SÃO OS EIXOS NORTEADORES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (BRASIL, 2009). DESSA FORMA, O TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO NAS INSTITUIÇÕES QUE ATENDEM CRIANÇAS DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DEVE BUSCAR ESTRUTURAR SUAS PROPOSTAS COM BASE NESSES EIXOS, DE MODO A GARANTIR OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, RESPEITANDO SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS (MALAGUZZI, 1999). NO ENTANTO, EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19 E DA CONSEQUENTE SUSPENSÃO DE ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS UNIDADES EDUCATIVAS, SURGEM QUESTIONAMENTOS ACERCA DE COMO SE DÃO AS AÇÕES EDUCATIVAS NO FORMATO ONLINE. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DUAS MONITORAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ONDE FORAM OBSERVADAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS NOS ENCONTROS VIRTUAIS COM DUAS TURMAS COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (UAEI/UFCG), A FIM DE COMPREENDER A INSERÇÃO DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRA NESSE NOVO CONTEXTO. OS DESAFIOS DE MANTER OS VÍNCULOS AFETIVOS E PLANEJAR PROPOSTAS INOVADORAS E INTERESSANTES, ALÉM DAS DIFICULDADES COM O MANUSEIO DAS TECNOLOGIAS FORAM PERCEBIDOS DE FORMA EVIDENTE. CONTUDO, TAMBÉM SE APRESENTARAM NOVAS POSSIBILIDADES E DIFERENTES MODOS DE VIABILIZAR VIVÊNCIAS QUE GARANTISSEM O DIREITO DAS CRIANÇAS À EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERAÇÕES E BRINCADEIRA, ENCONTROS VIRTUAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID787_06072021160306.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA SARAH TRIGUEIRO CUSTÓDIO DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA SARAH "
    "autor_email" => "i.belasarah@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79573
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 787
    "titulo" => "AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE OS ENCONTROS VIRTUAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS"
    "resumo" => "AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA SÃO OS EIXOS NORTEADORES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (BRASIL, 2009). DESSA FORMA, O TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO NAS INSTITUIÇÕES QUE ATENDEM CRIANÇAS DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DEVE BUSCAR ESTRUTURAR SUAS PROPOSTAS COM BASE NESSES EIXOS, DE MODO A GARANTIR OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, RESPEITANDO SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS (MALAGUZZI, 1999). NO ENTANTO, EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19 E DA CONSEQUENTE SUSPENSÃO DE ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS UNIDADES EDUCATIVAS, SURGEM QUESTIONAMENTOS ACERCA DE COMO SE DÃO AS AÇÕES EDUCATIVAS NO FORMATO ONLINE. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DUAS MONITORAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ONDE FORAM OBSERVADAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS NOS ENCONTROS VIRTUAIS COM DUAS TURMAS COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (UAEI/UFCG), A FIM DE COMPREENDER A INSERÇÃO DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRA NESSE NOVO CONTEXTO. OS DESAFIOS DE MANTER OS VÍNCULOS AFETIVOS E PLANEJAR PROPOSTAS INOVADORAS E INTERESSANTES, ALÉM DAS DIFICULDADES COM O MANUSEIO DAS TECNOLOGIAS FORAM PERCEBIDOS DE FORMA EVIDENTE. CONTUDO, TAMBÉM SE APRESENTARAM NOVAS POSSIBILIDADES E DIFERENTES MODOS DE VIABILIZAR VIVÊNCIAS QUE GARANTISSEM O DIREITO DAS CRIANÇAS À EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERAÇÕES E BRINCADEIRA, ENCONTROS VIRTUAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID787_06072021160306.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA SARAH TRIGUEIRO CUSTÓDIO DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA SARAH "
    "autor_email" => "i.belasarah@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA SÃO OS EIXOS NORTEADORES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (BRASIL, 2009). DESSA FORMA, O TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO NAS INSTITUIÇÕES QUE ATENDEM CRIANÇAS DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DEVE BUSCAR ESTRUTURAR SUAS PROPOSTAS COM BASE NESSES EIXOS, DE MODO A GARANTIR OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, RESPEITANDO SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS (MALAGUZZI, 1999). NO ENTANTO, EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19 E DA CONSEQUENTE SUSPENSÃO DE ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS UNIDADES EDUCATIVAS, SURGEM QUESTIONAMENTOS ACERCA DE COMO SE DÃO AS AÇÕES EDUCATIVAS NO FORMATO ONLINE. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DUAS MONITORAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ONDE FORAM OBSERVADAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS NOS ENCONTROS VIRTUAIS COM DUAS TURMAS COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (UAEI/UFCG), A FIM DE COMPREENDER A INSERÇÃO DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRA NESSE NOVO CONTEXTO. OS DESAFIOS DE MANTER OS VÍNCULOS AFETIVOS E PLANEJAR PROPOSTAS INOVADORAS E INTERESSANTES, ALÉM DAS DIFICULDADES COM O MANUSEIO DAS TECNOLOGIAS FORAM PERCEBIDOS DE FORMA EVIDENTE. CONTUDO, TAMBÉM SE APRESENTARAM NOVAS POSSIBILIDADES E DIFERENTES MODOS DE VIABILIZAR VIVÊNCIAS QUE GARANTISSEM O DIREITO DAS CRIANÇAS À EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.