A PANDEMIA DA COVID-19 SUSCITOU UMA S?RIE DE A??ES PARA SEU ENFRENTAMENTO POR PARTE DAS INSTITUI??ES EM ?MBITO MUNDIAL. EM RELA??O ? EDUCA??O FORAM REQUERIDAS POL?TICAS P?BLICAS DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL E TAMB?M OUTROS RECURSOS INSTITUCIONAIS PARA ATENDER ? CRESCENTE DEMANDA DE TRABALHO REMOTO POR PARTE DOS SERVIDORES. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA??O, CI?NCIA E TECNOLOGIA (IFRJ) TEM EM SUA ESTRUTURA O PROGRAMA DE AUX?LIO ESTUDANTIL (PAE); QUE ? DISPONIBILIZADO A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL (PNAES) DO MINIST?RIO DA EDUCA??O DO BRASIL (MEC). A INSTITUI??O DISPONIBILIZOU CHIPS E TABLETS A ESTUDANTES E CHIPS A SERVIDORES. PARA TANTO, FORAM ELABORADOS DOIS EDITAIS EM 2020 E TR?S EM 2021 PARA OS ESTUDANTES E UM EDITAL EM 2020 PARA ATENDER AOS SERVIDORES. O ESTUDO DE CASO REALIZADO NO IFRJ UTILIZOU COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, A FIM DE IDENTIFICAR OS IMPACTOS TRAZIDOS PELAS A??ES DA INSTITUI??O. A FASE ATUAL DA PESQUISA TRAZ QUE O IFRJ TEM SE ESFOR?ADO PARA COMBATER A DESIGUALDADE DIGITAL, MAS QUE NUM PRIMEIRO MOMENTO AS AULAS INICIARAM SEM QUE OS ESTUDANTES SOLICITANTES TIVESSEM RECEBIDOS SEUS EQUIPAMENTOS NO PRAZO ADEQUADO. A PESQUISA ESTA ANDAMENTO E PRETENDE, AP?S O RETORNO ?S ATIVIDADES PRESENCIAIS REALIZAR A APLICA??O QUESTION?RIOS A ESTUDANTES E SERVIDORES DANDO CONTINUIDADE E FINALIZA??O AO ESTUDO.