ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E DE JOVENS E ADULTOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), CAMPUS CAJAZEIRAS, PARAÍBA, TENDO EM VISTA A IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO DESSES COMPONENTES CURRICULARES PARA A NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTURAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA. A DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL OCORREU DE FORMA PRESENCIAL, A MESMA FOI OFERTADA NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2019. A DISCIPLINA SEGUINTE, FOI DESENVOLVIDA EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, DEVIDO A ISSO AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUBSTITUÍDAS REPENTINAMENTE, PELAS AULAS ON-LINE, PROVOCANDO UMA MUDANÇA PROFUNDA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA. SENDO ASSIM, REALIZAMOS UM COMPARATIVO ENTRE ESSAS PRÁTICAS DE ENSINO, MOSTRANDO AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM CADA UMA, A PARTIR DE UMA VISÃO CONSTRUÍDA ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO ON-LINE, TENDO COMO BASE O ESTUDO “EDUCAÇÃO ONLINE, NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE”, ELABORADO PELAS PROFESSORAS ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO E SIMONE LUCENA, ALÉM DE OUTRAS PESQUISAS ACADÊMICAS RELATIVAS À FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO ON-LINE. DIANTE DISSO, A ELABORAÇÃO DESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS LEVOU A COMPREENDER COMO O ENSINO PODE SER CONSTRUÍDO EM DIFERENTES MODOS E ESPAÇOS-TEMPO E ENALTECER AINDA MAIS A RELEVÂNCIA DESSAS DISCIPLINAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.