DIANTE DO ESGOTAMENTO DE RECURSOS NATURAIS, CRIMES AMBIENTAIS, CATÁSTROFES CLIMÁTICAS,
AQUECIMENTO GLOBAL E TANTOS OUTROS FATORES QUE PERMEIAM O AMBIENTE NATURAL
ATUALMENTE, DIVERSAS PROPOSTAS FORAM PENSADAS PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS MUNDIAIS
DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. MUITAS IDEIAS SÃO VOLTADAS PARA O ÂMBITO ESCOLAR,
ENTENDENDO A NECESSIDADE DO INCENTIVO À CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UM
COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL PARA COM O PLANETA. TAL VISIBILIDADE DADA AOS ESTUDANTES DE
NÍVEL BÁSICO, CONTRIBUI PARA O PROTAGONISMO DOS MESMOS E INSERÇÃO NAS PROBLEMÁTICAS
ATUAIS NA COMUNIDADE QUE VIVEM. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM BASE
EM UM PROJETO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA II DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PERNAMBUCO.A COLECT.GINCANA, FOI UMA SEQUÊNCIA DE DESAFIOS PROPOSTOS AOS
ESTUDANTES A RESPEITO DA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. BASEADO NOS OBJETIVOS DE
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS
E CONSERVAÇÃO DA VIDA NA ÁGUA .DESSA FORMA, O TRABALHO BUSCOU POR MEIO DE ATIVIDADES
LÚDICAS, SIMPLES E CONTEXTUALIZADAS MOSTRAR AOS ESTUDANTES OS IMPACTOS DA DESTINAÇÃO
INCORRETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO AMBIENTE, ASSIM COMO, A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO
DE MEDIDAS DE CONSUMO RESPONSÁVEL E DESCARTE CORRETO.