ESTE RESUMO EXPANDIDO TRATA SOBRE ARTE E COMO ELA É CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA OMINATERAL, É UM RECORTE DE PESQUISA AINDA EM DESENVOLVIMENTO QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDOS “ARTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO”, É UMA PESQUISA QUALITATIVA COM RECORTE NOS FUNDAMENTOS DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO, POR TANTO O ENTENDIMENTO SOBRE ARTE AQUI EXPOSTO, CONSIDERA QUE POR ESTARMOS EM UMA SOCIEDADE DE CLASSES ARTE PASSA POR, PELO MENOS, DUAS REPRESENTAÇÕES FUNDAMENTAIS. BUSCAMOS TRABALHAR A IMPORTÂNCIA DA ARTE EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E COMO A PRÁXIS EDUCACIONAL SE FAZ FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM DE FORMA INTEGRAL, ONDE ENTENDEMOS QUE A DESVALORIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTES, TAMBÉM TEM UM SIGNIFICADO HISTÓRICO, POLÍTICO E DE CLASSES, POIS QUANTO MAIS OS SENTIDOS FOREM DESPOSSUÍDOS DO SEU POTENCIAL TRANSFORMADOR MAIS ESSES SENTIDOS ESTARÃO SUBORDINADOS AO CONTROLE E A DOMINAÇÃO DE CLASSES. O ENTENDIMENTO DA ARTE POSSUI UMA SIGNIFICAÇÃO IMPORTANTE DO PONTO DE VISTA TEÓRICO-FILOSÓFICO POR EXERCER UMA FUNÇÃO HUMANIZADORA DO HOMEM, OPONDO-SE AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO QUE NEGAM O SER HUMANO, QUE O REDUZEM A MEROS INSTRUMENTOS DE REPRODUÇÃO DA LÓGICA DO CAPITAL.