A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE DE ENSINO DESTINADA ÀQUELES(AS) QUE NÃO TIVERAM ACESSO À EDUCAÇÃO OU NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR OS ESTUDOS NA IDADE CONVENCIONAL. ANCORADO EM AUTORES E PESQUISAS PERTINENTES SOBRE A TEMÁTICA, O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DA EJA, BEM COMO CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE ESTA MODALIDADE. ASSIM, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE OLINDA – PE SOBRE A EJA, COMO TAMBÉM INVESTIGAR AS DIFICULDADES DOS DOCENTES PARA ATUAR NESTA MODALIDADE DE ENSINO E IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO MAIS LANÇADAS PELOS PROFESSORES(AS) DA EJA, REFLETINDO SOBRE ESTA MODALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA DE CUNHO QUALITATIVA E QUANTITATIVA, A PARTIR DE PESQUISA DE CAMPO, UTILIZANDO-SE QUESTIONÁRIO COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS. DEVIDO AO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, OS QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS POR MEIO DE MÍDIAS SOCIAIS. A PROBLEMÁTICA FUNDAMENTOU-SE EM COMO AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES(AS) QUE ATUAM NA EJA PODEM INFLUENCIAR NA MANEIRA COMO O PROCESSO ESCOLAR É CONDUZIDO. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS DOCENTES COM A EJA ADVÊM DE FATORES COMO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS, A AUTOESTIMA DOS ALUNOS(AS) E A HETEROGENEIDADE DAS TURMAS, QUE CONTRIBUEM PARA A EVASÃO ESCOLAR. AS REFLEXÕES FEITAS SOBRE A EJA NO CONTEXTO DE PANDEMIA PERMITIRAM CONSTATAR QUE O ENSINO REMOTO TROUXE MAIS DESAFIOS PARA A REALIDADE DESTA MODALIDADE E AMPLIOU AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, POR NÃO CONSIDERAR A POPULAÇÃO TECNOLOGICAMENTE MARGINALIZADA.