O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SE TORNA UM GRANDE DESAFIO, VISTO QUE ESTA COMPONENTE CURRICULAR É ABSTRATA E REQUER ALGUMAS NECESSIDADES COMO CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS. NESTE SENTIDO, AS FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SÃO EXTREMAMENTE VÁLIDAS, POIS, ENTENDE-SE NESTE ESTUDO QUE O PROFESSOR DEVE ESTAR PREPARADO PARA ATENDER A DIVERSIDADE DE UMA SALA DE AULA. ASSIM, DADA À RELEVÂNCIA QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEM NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, O OBJETIVO DESTE ESTUDO É REALIZAR UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA, A FIM DE IDENTIFICAR COMO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÁ SENDO DISCUTIDA E TRABALHADA EM FORMAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO DE QUÍMICA. CONSIDERANDO ESTE OBJETIVO, ELENCOU-SE A REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTUDOS QUE SERÃO INCLUÍDOS NA REVISÃO. NA AMOSTRAGEM OBTIDA, FORAM RECUPERADOS 3 ESTUDOS QUE ATENDERAM AOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO, SENDO ESTES CONSIDERADOS APTOS À ANÁLISE. A PARTIR DESTES ESTUDOS, IDENTIFICOU-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA VOLTADAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR É RELEVANTE POIS PERMITE QUE ESTES PROFISSIONAIS CONHEÇAM E REFLITAM SOBRE AS METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA EFETIVAR A INCLUSÃO. FRENTE A ESTA REVISÃO, CONSIDERA-SE NECESSÁRIO MAIS ESTUDOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PARA QUE ASSIM, LEVANTEM-SE MAIS DISCUSSÕES A RESPEITO DA TEMÁTICA.