ESTE ESTUDO OBJETIVOU MOSTRAR AOS ACADÊMICOS INDÍGENAS QUE DE FORMA PRÁTICA E PARTICIPATIVA É POSSÍVEL DOMINAR OS MEIOS PARA SUA INSERÇÃO NA COMUNIDADE GLOBAL DA INFORMAÇÃO, A PARTIR DE AÇÕES PONTUAIS NO MODO DE MANEJO, BUSCA E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO SEU CONTEXTO. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OCORRIDO DURANTE O ANO DE 2018, NO INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR, COM 30 ALUNOS CURSANDO A DISCIPLINA DE INFORMÁTICA BÁSICA II NO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE GESTÃO TERRITORIAL INDÍGENA, ONDE FOI ENSINADO A UTILIZAÇÃO DO USO DOS PACOTES DE ESCRITÓRIO OFFICE (WORD, EXCEL, POWER POINT) DA EMPRESA MICROSOFT, BEM COMO BASE INICIAL DE FAMILIARIZAÇÃO DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS A ESTE TIPO DE CONHECIMENTO, ASSIM COMO TAMBÉM AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES A RESPEITO DA ADMINISTRAÇÃO DE DADOS EM NUVENS POR MEIO DE UMA CONTA (E-MAIL) CRIADA NA REFERIDA EMPRESA. PARA A DEVIDA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA FOI REALIZADO AO FINAL DO SEMESTRE, UMA PESQUISA DESCRITIVA COM O DEVIDO CONSENTIMENTO DOS ALUNOS, E APLICADA DE FORMA ANÔNIMA POR MEIO DO ENVIO AO E-MAIL DE CADA ACADÊMICO INDÍGENA DO LINK PARA O ACESSO AO FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS. TENDO EM VISTA, O ENSINO DA INFORMÁTICA BÁSICA, INCLUSIVE NA FORMA DE CLOUD COMPUTING OU EM NUVEM, COMO UMA FORMA DE PREPARAR O ACADÊMICO INDÍGENA PARA O FUTURO DO COMPARTILHAMENTO DA INFORMAÇÃO, MESMO QUE A REALIDADE DENTRO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS AINDA SEJA MUITO AQUÉM DE UMA VIVÊNCIA MINIMAMENTE BÁSICA TECNOLÓGICA, POR CONTA DA PRIVAÇÃO DO ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA DE QUALIDADE, POIS MESMO QUANDO EXISTE DURA POUCAS HORAS.