RESUMO
ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO O DI?LOGO DA CONSTRU??O DO PROJETO POL?TICO PEDAG?GICO COM A INSER??O DA FAM?LIA NOS PROCESSOS DECIS?RIOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PARINTINS NA MESORREGI?O DO BAIXO AMAZONAS, SURGINDO A PARTIR DA INQUIETUDE DOS PESQUISADORES SOBRE COMO SABER SE REALMENTE ESTE DOCUMENTO QUE NORTEIA AS PR?TICAS EDUCACIONAIS DE UMA ESCOLA ? CRIADO JUNTAMENTE COM OS PAIS, RESPONS?VEIS DOS EDUCANDOS, DOCENTES E DEMAIS FUNCION?RIOS DA INSTITUI??O ESCOLAR? BUSCANDO A COMPREENS?O E O ENVOLVIMENTO ENTRE FAM?LIA E ESCOLA NAS TOMADAS DE DECIS?ES DO AMBIENTE ESCOLAR RELACIONADOS AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E PEDAG?GICOS, VISTO QUE S?O INSTITUI??ES DUAIS EXTREMAMENTE LIGADAS AO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO. ESTA PESQUISA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, SENDO FUNDAMENTADA NO M?TODO FENOMENOL?GICO. O LOCAL DA PESQUISA FOI UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL I, NO BAIXO AMAZONAS NA ZONA URBANA DO MUNIC?PIO DE PARINTINS-AM. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM: UMA GESTORA, UMA COORDENADORA PEDAG?GICA, CINCO PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, UM T?CNICO ADMINISTRATIVO, PAIS QUE COMP?EM A APMC DA ESCOLA E TR?S MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA ESCOLHIDOS DE FORMA ALEAT?RIA, DEVIDO QUE O PONTO CHAVE DESTA PESQUISA ESTEVE NAS RESPOSTAS E A??ES REALIZADAS DURANTE OS MOMENTOS DE OBSERVA??O E QUESTION?RIOS DESTAS EM RELA??O ? ESCOLA. ASSIM ESTA PESQUISA BUSCA A PARTICIPA??O DA FAM?LIA NOS PROCESSOS DECIS?RIOS DA ESCOLA NA CONSTRU??O DO P.P.P., NOS CONDUZINDO A REFLEX?O DE QUAL ? O PAPEL DA ESCOLA PERANTE UMA SOCIEDADE QUE DESPRIVILEGIA A MINORIA MESMO TENDO A FUN??O DE FORMAR CIDAD?OS CR?TICOS.