O TRABALHO BUSCA DESCREVER E EXPOR O TRABALHO DO LÚDICO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, VISANDO IDENTIFICAR A INFLUÊNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DAS CRIANÇA E A FORMA COMO ESTE PODE TORNAR O APRENDIZADO ATRAENTE E INTERESSANTE. TENTANDO APRESENTAR DENTRO DE UM CONTEXTO BIBLIOGRÁFICO O QUANTO É NECESSÁRIO A COMPREENSÃO DO BRINCAR DENTRO DE SALA DE AULA A FIM DE QUE PARA A CRIANÇA O BRINCAR PODE SER MAIS QUE UMA ATIVIDADE DIÁRIA PARA SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. O BRINCAR PARA UMA CRIANÇA TRAZ O FAZ DE CONTA, A IMAGINAÇÃO, A LIBERDADE DE PENSAR E APRENDER, A SUPERAÇÃO DE SEUS MEDOS E, OS JOGOS PODEM PROPORCIONAR A SOCIALIZAÇÃO E ASSIM A OBEDIÊNCIA DAS REGRAS, FACILITANDO ASSIM O RACIOCÍNIO. É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SAIBA ORGANIZAR OS ESPAÇOS E ASSIM DESENVOLVER AS BRINCADEIRAS A FIM DE PROPORCIONAR A SATISFAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE APRENDIZAGEM, ENTRETANTO, O USO DA CRIATIVIDADE E INICIATIVA SÃO IDOS COMO FUNDAMENTAIS PARA SE TRABALHAR A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O APRENDIZADO ALIADO À BRINCADEIRA PODE SER MARCANTE E INESQUECÍVEL, BASTA SE PREPARAR PARA FAZER PARTE DESSE MUNDO TÃO SUBLIME E ENCANTADOR.