A PRESENTE PESQUISA TRAZ UMA PROPOSTA DO USO DE MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA TURMA DE 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL NA CIDADE DE RAFAEL FERNANDES/RN. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA E A PESQUISA-AÇÃO. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA DEU-SE ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA, TENDO COMO TEMA O CONTEÚDO MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. A PROPOSTA FOI DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRO, AULA EXPOSITIVA DIALOGADA DO CONTEÚDO PROPOSTO; SEGUNDO, AULA EXPERIMENTAL ONDE OS ALUNOS PUDERAM PREPARAR, OBSERVAR E ANALISAR AS MISTURAS E IDENTIFICAR OS MÉTODOS IDEAIS PARA A SEPARAÇÃO DE CADA UMA DELAS. E O TERCEIRO FOI UMA AULA DE LEITURA E DEBATE DE UM TEXTO, SEGUIDAMENTE DA PRODUÇÃO DOS MAPAS MENTAIS. TENDO CONCLUSÃO QUE OS MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO SÃO VÁLIDOS, POIS NELES OS DISCENTES PUDERAM EXPOR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DO CONTEÚDO ABORDADO.