O PRESENTE TRABALHO REFLETE SOBRE A REINVENÇÃO DE UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE, PORÉM, COM UM CURRÍCULO DE PERFIL TOTALMENTE HEGEMÔNICO E ENGESSADO QUE NÃO AGREGA. CURRÍCULO ESSE INSERIDO NUMA SOCIEDADE MULTIFACETADA E FLUIDA, COM JOVENS SUJEITOS DE CARACTERÍSTICAS E PERSONALIDADES MARCANTES NO QUE TANGE À BUSCA DA LIBERDADE. NESSE SENTIDO, INDAGA-SE QUE SUGESTÕES PODERIAM SER DADAS À ESCOLA E PROFESSORES PARA QUE SE TENTE MUDAR ESSE QUADRO? O OBJETIVO É EXAMINAR ESSA ESCOLA COM O INTUITO DE REELABORAR/RECRIAR ESSE TRADICIONALISMO E ESSE CURRÍCULO MONOCULTURAL. A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA QUE ABARCA EM SUA MULTIPLICIDADE SOCIOCULTURAL, UMA JUVENTUDE MUNIDA DE CONHECIMENTOS COMPLEXOS E CULTURAS HETEROGÊNEAS NECESSITA DE UMA ESCOLA QUE FAÇA JUS A ELA. A PESQUISA TRAZ UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, TRAZENDO AUTORES COMO CANDAU (2015), DAYRELL (2007), HOOKS (2013), FERRAÇO (2015), ENTRE OUTROS, REFLETIREMOS SOBRE OS DESAFIOS DA ESCOLA E DE SEUS SUJEITOS AFOGADOS NO MAR INFORMACIONAL. ACREDITA-SE QUE A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES POLÍTICAS, SOCIOECONÔMICAS, IDEOLÓGICAS E CULTURAIS SEJAM CRUCIAIS PARA UMA ESCOLA/EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, JUSTA, PRAZEROSA E ACOLHEDORA ONDE A JUVENTUDE DESSE PAÍS SE SINTA ABRAÇADA E MOTIVADA EM SEU LUGAR DE PERTENCIMENTO.