Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÍNGUA MATERNA VERSUS LINGUAGEM MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE LUDWIG WITTGENSTEIN

Palavra-chaves: LÍNGUA MATERNA, LINGUAGEM MATEMÁTICA, WITTGENSTEIN, COMUNICAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80779
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1782
    "inscrito_id" => 4782
    "titulo" => "LÍNGUA MATERNA VERSUS LINGUAGEM MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE LUDWIG WITTGENSTEIN"
    "resumo" => "A L?NGUA MATERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS. NESSE ASPECTO SE ENCONTRA A MATEM?TICA, CUJA LINGUAGEM SE D? ATRAV?S DE C?DIGOS. TAIS REPRESENTA??ES, DE UTILIDADE ?MPAR, PARECE N?O COLABORAR SATISFATORIAMENTE COM O APRENDIZADO.  ? O QUE SE CONSTATA COM OS RESULTADOS PERI?DICOS DO SISTEMA DE AVALIA??O DA EDUCA??O B?SICA(SAEB) E O  PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIA??O DE ALUNOS(PISA). O QUE PODE DENOTAR AGRAVANTES COMO POSS?VEIS OBST?CULOS ENTRE A LINGUAGEM MATEM?TICA E A L?NGUA MATERNA. H? QUE SE BUSCAR FORMAS QUE MEDIATIZEM A INTERA??O ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E O CONHECIMENTO, E ISSO A PARTIR DA LINGUAGEM.  NESSE ASPECTO NOS PARECE QUE OS ?JOGOS DE LINGUAGEM? DE WITTGENSTEIN PODE OFERECER ALGUMAS POSSIBILIDADES DE COMPREENS?O E MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. A TRAJET?RIA DE VIDA LUDWIG WITTGENSTEIN FOI DE 26/04/1889 ? 29/04/1951. FOI AUTOR DAS OBRAS ?TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS? E ?INVESTIGA??ES FILOS?FICAS?. PARA WITTGENSTEIN OS JOGOS DE LINGUAGEM ROMPEM COM A VIS?O DO TRADICIONAL DE QUE ENSINAR UMA L?NGUA ? DAR NOMES AOS OBJETOS, COMO NA VIS?O PLATONISTA.  DESDE ENT?O A MATEM?TICA SEGUE COMO LINGUAGEM ESPECIALIZADA, SEM LEVAR EM CONTA UM DETERMINADO ENTENDIMENTO DE MUNDO, DE CONTEXTO DO APRENDIZ. TAL VIS?O PODE SE CONFIGURAR COMO UM DOS ELEMENTOS QUE DIFICULTA ? COMUNICA??O E ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE A TEORIA DE  WITTGENSTEIN, E A PARTIR DISSO PRETENDEMOS FOMENTAR UMA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DA LINGUAGEM MATEM?TICA, DE FORMA A CONTRIBUIR COM PROFESSORES E ESTUDANTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NOS RESPECTIVOS RESULTADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA MATERNA, LINGUAGEM MATEMÁTICA, WITTGENSTEIN, COMUNICAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID4782_21092021132411.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDES"
    "autor_email" => "luiz.fernandes2008@hotmai"
    "autor_ies" => "FACULDADE MACHADO DE ASSIS (FAMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80779
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1782
    "inscrito_id" => 4782
    "titulo" => "LÍNGUA MATERNA VERSUS LINGUAGEM MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE LUDWIG WITTGENSTEIN"
    "resumo" => "A L?NGUA MATERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS. NESSE ASPECTO SE ENCONTRA A MATEM?TICA, CUJA LINGUAGEM SE D? ATRAV?S DE C?DIGOS. TAIS REPRESENTA??ES, DE UTILIDADE ?MPAR, PARECE N?O COLABORAR SATISFATORIAMENTE COM O APRENDIZADO.  ? O QUE SE CONSTATA COM OS RESULTADOS PERI?DICOS DO SISTEMA DE AVALIA??O DA EDUCA??O B?SICA(SAEB) E O  PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIA??O DE ALUNOS(PISA). O QUE PODE DENOTAR AGRAVANTES COMO POSS?VEIS OBST?CULOS ENTRE A LINGUAGEM MATEM?TICA E A L?NGUA MATERNA. H? QUE SE BUSCAR FORMAS QUE MEDIATIZEM A INTERA??O ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E O CONHECIMENTO, E ISSO A PARTIR DA LINGUAGEM.  NESSE ASPECTO NOS PARECE QUE OS ?JOGOS DE LINGUAGEM? DE WITTGENSTEIN PODE OFERECER ALGUMAS POSSIBILIDADES DE COMPREENS?O E MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. A TRAJET?RIA DE VIDA LUDWIG WITTGENSTEIN FOI DE 26/04/1889 ? 29/04/1951. FOI AUTOR DAS OBRAS ?TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS? E ?INVESTIGA??ES FILOS?FICAS?. PARA WITTGENSTEIN OS JOGOS DE LINGUAGEM ROMPEM COM A VIS?O DO TRADICIONAL DE QUE ENSINAR UMA L?NGUA ? DAR NOMES AOS OBJETOS, COMO NA VIS?O PLATONISTA.  DESDE ENT?O A MATEM?TICA SEGUE COMO LINGUAGEM ESPECIALIZADA, SEM LEVAR EM CONTA UM DETERMINADO ENTENDIMENTO DE MUNDO, DE CONTEXTO DO APRENDIZ. TAL VIS?O PODE SE CONFIGURAR COMO UM DOS ELEMENTOS QUE DIFICULTA ? COMUNICA??O E ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE A TEORIA DE  WITTGENSTEIN, E A PARTIR DISSO PRETENDEMOS FOMENTAR UMA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DA LINGUAGEM MATEM?TICA, DE FORMA A CONTRIBUIR COM PROFESSORES E ESTUDANTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NOS RESPECTIVOS RESULTADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA MATERNA, LINGUAGEM MATEMÁTICA, WITTGENSTEIN, COMUNICAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID4782_21092021132411.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDES"
    "autor_email" => "luiz.fernandes2008@hotmai"
    "autor_ies" => "FACULDADE MACHADO DE ASSIS (FAMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A L?NGUA MATERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS. NESSE ASPECTO SE ENCONTRA A MATEM?TICA, CUJA LINGUAGEM SE D? ATRAV?S DE C?DIGOS. TAIS REPRESENTA??ES, DE UTILIDADE ?MPAR, PARECE N?O COLABORAR SATISFATORIAMENTE COM O APRENDIZADO. ? O QUE SE CONSTATA COM OS RESULTADOS PERI?DICOS DO SISTEMA DE AVALIA??O DA EDUCA??O B?SICA(SAEB) E O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIA??O DE ALUNOS(PISA). O QUE PODE DENOTAR AGRAVANTES COMO POSS?VEIS OBST?CULOS ENTRE A LINGUAGEM MATEM?TICA E A L?NGUA MATERNA. H? QUE SE BUSCAR FORMAS QUE MEDIATIZEM A INTERA??O ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E O CONHECIMENTO, E ISSO A PARTIR DA LINGUAGEM. NESSE ASPECTO NOS PARECE QUE OS ?JOGOS DE LINGUAGEM? DE WITTGENSTEIN PODE OFERECER ALGUMAS POSSIBILIDADES DE COMPREENS?O E MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. A TRAJET?RIA DE VIDA LUDWIG WITTGENSTEIN FOI DE 26/04/1889 ? 29/04/1951. FOI AUTOR DAS OBRAS ?TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS? E ?INVESTIGA??ES FILOS?FICAS?. PARA WITTGENSTEIN OS JOGOS DE LINGUAGEM ROMPEM COM A VIS?O DO TRADICIONAL DE QUE ENSINAR UMA L?NGUA ? DAR NOMES AOS OBJETOS, COMO NA VIS?O PLATONISTA. DESDE ENT?O A MATEM?TICA SEGUE COMO LINGUAGEM ESPECIALIZADA, SEM LEVAR EM CONTA UM DETERMINADO ENTENDIMENTO DE MUNDO, DE CONTEXTO DO APRENDIZ. TAL VIS?O PODE SE CONFIGURAR COMO UM DOS ELEMENTOS QUE DIFICULTA ? COMUNICA??O E ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE A TEORIA DE WITTGENSTEIN, E A PARTIR DISSO PRETENDEMOS FOMENTAR UMA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DA LINGUAGEM MATEM?TICA, DE FORMA A CONTRIBUIR COM PROFESSORES E ESTUDANTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NOS RESPECTIVOS RESULTADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.