A L?NGUA MATERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS. NESSE ASPECTO SE ENCONTRA A MATEM?TICA, CUJA LINGUAGEM SE D? ATRAV?S DE C?DIGOS. TAIS REPRESENTA??ES, DE UTILIDADE ?MPAR, PARECE N?O COLABORAR SATISFATORIAMENTE COM O APRENDIZADO. ? O QUE SE CONSTATA COM OS RESULTADOS PERI?DICOS DO SISTEMA DE AVALIA??O DA EDUCA??O B?SICA(SAEB) E O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIA??O DE ALUNOS(PISA). O QUE PODE DENOTAR AGRAVANTES COMO POSS?VEIS OBST?CULOS ENTRE A LINGUAGEM MATEM?TICA E A L?NGUA MATERNA. H? QUE SE BUSCAR FORMAS QUE MEDIATIZEM A INTERA??O ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E O CONHECIMENTO, E ISSO A PARTIR DA LINGUAGEM. NESSE ASPECTO NOS PARECE QUE OS ?JOGOS DE LINGUAGEM? DE WITTGENSTEIN PODE OFERECER ALGUMAS POSSIBILIDADES DE COMPREENS?O E MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. A TRAJET?RIA DE VIDA LUDWIG WITTGENSTEIN FOI DE 26/04/1889 ? 29/04/1951. FOI AUTOR DAS OBRAS ?TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS? E ?INVESTIGA??ES FILOS?FICAS?. PARA WITTGENSTEIN OS JOGOS DE LINGUAGEM ROMPEM COM A VIS?O DO TRADICIONAL DE QUE ENSINAR UMA L?NGUA ? DAR NOMES AOS OBJETOS, COMO NA VIS?O PLATONISTA. DESDE ENT?O A MATEM?TICA SEGUE COMO LINGUAGEM ESPECIALIZADA, SEM LEVAR EM CONTA UM DETERMINADO ENTENDIMENTO DE MUNDO, DE CONTEXTO DO APRENDIZ. TAL VIS?O PODE SE CONFIGURAR COMO UM DOS ELEMENTOS QUE DIFICULTA ? COMUNICA??O E ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE A TEORIA DE WITTGENSTEIN, E A PARTIR DISSO PRETENDEMOS FOMENTAR UMA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DA LINGUAGEM MATEM?TICA, DE FORMA A CONTRIBUIR COM PROFESSORES E ESTUDANTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NOS RESPECTIVOS RESULTADOS.