ESTE ARTIGO APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DAS PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA ENVOLVENDO O SABER MATEMÁTICO EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU, EMPREENDIDO PELOS AUTORES, NO SEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC). OBJETIVAMOS IDENTIFICAR QUAIS RECURSOS DIDÁTICOS VEM SENDO UTILIZADOS PARA ENSINAR O TEMA EM FOCO. A METODOLOGIA DA PESQUISA, CUJA NATUREZA É QUALITATIVA, CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA. PARA TANTO, REALIZAMOS UM MAPEAMENTO EM COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A TEMÁTICA, EM ANAIS DE EVENTOS RELEVANTES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SENDO UM DELES O ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPEM) –
ESTRITAMENTE AS TRÊS ÚLTIMAS EDIÇÕES (V, VI E VII), REALIZADAS NOS ANOS DE 2002, 2006 E 2017, RESPECTIVAMENTE; A FIM DE ANALISAR OS ARCABOUÇOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS APRESENTADOS NESSES TRABALHOS. PARA A ANÁLISE DE DADOS, NOS AMPARAMOS EM PESQUISAS QUANTO AO ENSINO DE ÁLGEBRA, COM ÊNFASE NO TEMA EQUAÇÕES DO 1º GRAU. DENTRE OS RESULTADOS, DESTACAMOS QUE OS RECURSOS IDENTIFICADOS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU FORAM: BALANÇA DE DOIS PRATOS, JOGO VAI E VEM DAS EQUAÇÕES, MÁQUINA DE FAZER OPERAÇÕES ESPECIAIS, ENTRE OUTROS. SUSCITAMOS, PORTANTO, A NECESSIDADE DE FUTURAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DESSE SABER ALGÉBRICO, COM OUTROS RECURSOS (DIGITAIS).