O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE A RESPEITO DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NA PERSPECTIVA DISCENTE E OS DESDOBRAMENTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESSA EXPANSÃO. UTILIZAMOS UM ESTUDO QUALITATIVO A PARTIR DAS PERGUNTAS REALIZADAS COM OS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E UMA ANÁLISE HISTÓRICA DESSA EXPANSÃO PRIVADA EM DECORRÊNCIA DO DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. NOSSO REFERENCIAL BASEIA-SE NA ONTOLOGIA MARXIANA-LUKCSIANA PARA COMPREENDER A RELAÇÃO TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. A PESQUISA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL BUSCANDO NOS AUTORES FRERES, RABELO, SEGUNDO (2008), LESSA (2016), SAVIANI (2008), DURHAN (2005) E ANTUNES (2011) COMO TAMBÉM ALGUNS DOCUMENTOS LEGISLATIVOS SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. OBSERVAMOS NAS ANÁLISES QUE A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO FAVORECEU A PROPOSTA CAPITALISTA E OFERECEU PARA ESTES ALUNOS UMA EDUCAÇÃO FRAGMENTADA VISANDO APENAS A FORMAÇÃO DA MÃO DE OBRA QUALIFICADA.