DIANTE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM PERCORRER CAMINHOS QUE LEVEM AO SUCESSO ESCOLAR DA LEITURA E DA ESCRITA EM SEU SENTIDO MAIS AMPLO. ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EVIDENCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APROPRIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO. DESTA FORMA FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CONTEMPLANDO AS ATIVIDADES LÚDICAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM ARTIGOS, LIVROS E REVISTAS, COM O OBJETIVO DE SE APERFEIÇOAR SOBRE A QUESTÃO. FUNDAMENTADA NAS TEORIAS DE (KISHIMOTO, 1994), (CORBALÁN, 1994), (BARBATO,2008), E (VYGOTSKY,1987). AO MESMO TEMPO EM QUE SE BUSCOU CONHECER NOVAS METODOLOGIAS IMPORTANTES NESSE PROCESSO, TAMBÉM RECONHECER O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO, QUE NECESSITA ESTÁ APERFEIÇOANDO SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA GARANTIR A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. A PESQUISA BUSCOU REFLETIR, DISCUTIR E EVIDENCIAR QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.