O OBJETIVO DESTA PESQUISA É COMPARTILHAR UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE FILMES DE HARRY POTTER NAS AULAS DE FÍSICA, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VISANDO UMA APRENDIZAGEM ENCANTADORA DOS ALUNOS. A PESQUISA DE CAMPO FOI APLICADA DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM UMA TURMA DE 30 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA POSSUIU DUAS FASES, EM QUE, A PRIMEIRA FOI CONDUZIDA PELA GRADUANDA E CONSISTIU NA SOLUÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS COM CENAS DOS FILMES DE HARRY POTTER E NA DISCUSSÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA DOS ELEMENTOS FICTÍCIOS DA SAGA, RELACIONANDO SUAS APLICAÇÕES NA REALIDADE COM CONCEITOS FÍSICOS. NA SEGUNDA FASE, PARA ESTIMULAR A AUTONOMIA EM SUA APRENDIZAGEM, OS ALUNOS ESCOLHERAM FILMES DE SUA PREFERÊNCIA E, USANDO A SUA CRIATIVIDADE, DESENVOLVERAM UMA QUESTÃO NO CONTEXTO DO FILME, APLICANDO O MESMO PROCESSO DE DISCUSSÃO DESCRITO ANTERIORMENTE. AO FINAL DA DINÂMICA, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO, COMO TÉCNICA NA COLETA DOS DADOS, PARA QUE PUDESSE SER AVALIADA A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM O USO DOS FILMES, DOS QUAIS 20 ALUNOS SE DISPONIBILIZARAM A RESPONDER. OS RESULTADOS INDICARAM UM IMPACTO POSITIVO NA APRENDIZAGEM, POIS OS ALUNOS PERCEBERAM UMA MELHORIA NA PERCEPÇÃO DA FÍSICA AO SEU REDOR E NAS QUESTÕES REALIZADAS POR ELES ROTINEIRAMENTE. A CONTRIBUIÇÃO DESTE ESTUDO EVIDENCIA UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DOS ALUNOS E O EFEITO BENÉFICO DA DINAMICIDADE TRAZIDA PELO LÚDICO NAS AULAS, MOSTRANDO QUE O USO DE FILMES NO ENSINO DE FÍSICA TEM UM CARÁTER EMPOLGANTE E ENCANTADOR.