O REFERIDO TRABALHO PRETENDE ANALISAR A QUESTÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD), MEDIANTE A PERSPECTIVA DE DUAS CATEGORIAS: DISTÂNCIA E PROXIMIDADE. A PARTIR DE TAIS REFLEXÕES, PRETENDEMOS LEVANTAR APONTAMENTOS QUE POSSIBILITEM COMPREENDER COMO SE DÁ O CONFRONTO ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O NÃO PRESENCIAL (EAD), DISCUTINDO ATÉ QUE PONTO ESSA QUESTÃO TRATA-SE DE UMA CONTRADIÇÃO ANALÍTICA. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA, DIALOGANDO COM A CONCEPÇÃO DO FILÓSOFO MARTIN HEIDEGGER SOBRE PROXIMIDADE E DISTÂNCIA, A FIM DE PROBLEMATIZARMOS O DEBATE PARA ALÉM DA QUESTÃO SOBRE METRAGEM. SOBRE O ENSINO EAD, DESTACAMOS AS CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS POR AMARAL FILHO, ALÉM DE DIALOGARMOS COM AUTORES COMO PAULO FREIRE, A PARTIR DOS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, E O FILÓSOFO E SOCIÓLOGO PIERRE LEVY, MEDIANTE SUAS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. AS REFLEXÕES INICIAIS, TRAZIDAS NO PRESENTE TRABALHO, BUSCAM CONTRIBUIR PARA AMPLIARMOS AS DISCUSSÕES SOBRE ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO ONDE A EDUCAÇÃO PRECISA SE (RE)INVENTAR EM UM CONTEXTO PANDÊMICO.