O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UM RELATO ACERCA DE CAMINHOS QUE CONTEMPLAM UMA EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE, PARTINDO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM ESSE INTUITO. A PESQUISA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, QUALITATIVO, TENDO COMO REFERENCIAL O PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE CRIADO EM 2003 PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SEESP DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC. DIANTE DOS INÚMEROS MUNICÍPIOS-POLOS QUE SERVIRAM DE BASE PARA A CONSOLIDAÇÃO DESSE PROGRAMA OPTAMOS PELA “PRINCESA DO SERTÃO”: FEIRA DE SANTANA/BA, SENDO ESTA UMA DAS CONTEMPLADAS PELA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR COMO PÓLO DA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. EMBORA O MUNICÍPIO JÁ TENHA DESENVOLVIDO ALGUMAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, A CHANCE DE PARTICIPAR DO PROGRAMA AMPLIOU CADA VEZ MAIS SEUS HORIZONTES E SUAS POSSIBILIDADES, CULMINANDO NA CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA INCLUSIVA - PROEI, QUE TINHA COMO OBJETIVO PERMITIR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS QUE TÊM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. SENDO ASSIM, OS RESULTADOS DIRECIONAM PARA UM APRENDIZADO QUE SE CONSTRÓI COM E EM FAVOR DO OUTRO, DAQUELAS VOZES CUJA A MAIORIA ESTEVE SILENCIADA E QUE AGORA COMEÇAM A INSTITUIR UM DISCURSO E UMA PRÁTICA DOCENTE COMPROMETIDA E VOLTADA PARA INCLUSÃO DE TODOS NO ÂMBITO ESCOLAR.