O PRESENTE ARTIGO VISA COMPREENDER A MODALIDADE DA EJA, AL?M DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS MOTIVOS DA EVAS?O ESCOLAR E APRESENTAR QUAIS MEDIDAS TOMADAS PELA ESCOLA QUE VISAM ? DIMINUI??O DA EVAS?O. A PESQUISA AL?M DE BIBLIOGR?FICA, TAMB?M FOI UM ESTUDO DE CASO DANDO ?NFASE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAV?S DE QUESTION?RIOS COM OS DOCENTES, COORDENADORES E GESTORES. A PESQUISA OCORREU NA ESCOLA MUNICIPAL JOS? AC?CIO PESSOA, NA CIDADE DE VERTENTE-PE SITUADA ? APROXIMADAMENTE 50 KM DE CARUARU. ATRAV?S DO PRESENTE ESTUDO CONCLU?MOS QUE O PRINCIPAL MOTIVO DA EVAS?O ? A EXAUST?O DOS ALUNOS DEVIDO AO TRABALHO, QUE ACABA SENDO UM DOS EMPECILHOS PARA ESSA FORMA??O, ALIADO A FALTA DE METODOLOGIAS ESPEC?FICAS PARA OS ESTUDANTES DA EJA. COMPLETAMOS QUE A ESCOLA TEM MUITO A DISCUTIR QUANDO SE FALA EM M?TODOS VOLTADOS A INCLUS?O E PERMAN?NCIA DE INDIV?DUOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO.