A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR É CONSIDERADA UMA AÇÃO COMPLEXA QUE EXIGE UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA APRENDER A ENSINAR. ESSE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER O CENÁRIO DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA ACERCA DA FORMAÇÃO DO DOCENTE ENFERMEIRO NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA QUE TEVE COMO QUESTÃO DE PESQUISA: O QUE TEM SIDO PUBLICADO NA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE ENFERMEIRO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL? FOI FEITA A ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NAS BASES DE DADOS SCIELO E NA BVS, DEFINIDO COMO CRITÉRIOS DE INCLUSÃO TEXTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE NA ÍNTEGRA, NO IDIOMA PORTUGUÊS, PUBLICADOS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS (2016-MAIO/2021). FORAM SELECIONADOS 15 ARTIGOS QUE FORAM SUBMETIDOS À TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA QUE RESULTOU EM TRÊS CATEGORIAS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO DOCENTE EM FORMAÇÃO, FRAGILIDADE NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAREM NO ENSINO SUPERIOR E ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DO DOCENTE ENFERMEIRO PARA O ENSINO. FORAM IDENTIFICADAS LACUNAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DOCENTE RELACIONADO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSORADO. DEBATE-SE A IMPORTÂNCIA DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM E O SEU PROCESSO DE TRABALHO, CUJAS INOVAÇÕES E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS TRAZEM BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.