ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS PRINCIPAIS DESCREVER E ANALISAR O NÍVEL DE ESCRITA DA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA. SALIENTA-SE QUE A INSTITUIÇÃO CAMPO FOI A EMEIEF DR. ABELARDO ALVES DE AZEVEDO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DO CONDE/PB. A PESQUISA ORIGINOU-SE A PARTIR DA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. O REFERENCIAL TEÓRICO INCIDIU-SE POR MEIO DAS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS AUTORES, MAS O PRINCIPAL DELES FOI GROSSI (2010). O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO TRATOU-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, CUJO O ESTUDO É DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO, QUE TEVE A ABORDAGEM QUALITATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO. DESSE MODO, O INSTRUMENTO UTILIZADO QUE MELHOR SE APLICA PARA OBTER RESULTADOS CONSIDERÁVEIS FOI A ANÁLISE DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS E DOS MATERIAIS COLETADOS DURANTE A PESQUISA DE CAMPO. DIANTE DISSO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR OS SEGUINTES RESULTADOS: NENHUM ALUNO NO NÍVEL PRÉ-SILÁBICO I, UM ALUNO NO NÍVEL PRÉ-SILÁBICO II, CINCO ALUNOS NO NÍVEL SILÁBICO, NOVE NO NÍVEL ALFABÉTICO.