O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DE ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EM ALTO RELEVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE VÁRIAS DISCIPLINAS E PESQUISAS COM PESSOAS CEGAS. EXISTE NECESSIDADE CRESCENTE DE DESENVOLVER METODOLOGIAS DE ENSINO QUE POSSAM PROMOVER INCLUSÃO SOCIOEDUCATIVA. COMO CRITÉRIO DE BUSCA, SELECIONOU-SE ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES DO PERÍODO DE 2007 A 2017, QUE CONTINHAM AS PALAVRAS CHAVES ALUNOS CEGOS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALTO RELEVO EM PRODUÇÕES NACIONAIS. FORAM CONSIDERADAS PARA ANÁLISE AS VARIÁVEIS DE PROCEDIMENTO, SENDO ELAS OS COMPORTAMENTOS, LOCAL DE COLETA, INSTRUMENTOS DE COLETA RELACIONADOS COM OS RESULTADOS. APÓS IDENTIFICAR E CLASSIFICAR ESSAS VARIÁVEIS ACIMA, FORAM CONSTRUÍDAS TRÊS TABELAS CONTENDO AS VARIÁVEIS DE PARTICIPANTE, MATERIAIS, EQUIPAMENTOS PRODUZIDOS E PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DE TODAS ESSAS VARIÁVEIS PARA A DISCUSSÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS ADAPTADAS E SUA EFICIÊNCIA NO ENSINO. A ANÁLISE DOS ESTUDOS MOSTRA UMA CRESCENTE DA PRODUÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS MAIS EFICIENTES, ALÉM DA NECESSIDADE DE UM ENSINO MAIS INCLUSIVO, MAIOR ACESSIBILIDADE, ADAPTANDO O ENSINO PARA ALUNOS CEGOS. OS RESULTADOS DA ANÁLISE MOSTRARAM QUE AS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS DESENVOLVIDAS SÃO EFICIENTES NO ENSINO DE NOVOS CONHECIMENTOS PARA ALUNO CEGOS.