Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DOS TRABALHOS SUBMETIDOS AO ENPEC 2019.

Palavra-chaves: VYGOTSKY, CIÊNCIAS, REVISÃO INTEGRATIVA, ENPEC, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79669
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 321
    "inscrito_id" => 2562
    "titulo" => """
      CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY AO ENSINO DE CIÊNCIAS: \r\n
      UMA REVISÃO INTEGRATIVA DOS TRABALHOS \r\n
      SUBMETIDOS AO ENPEC 2019.
      """
    "resumo" => """
      NO CAMPO DA EDUCA??O, A TEORIA HIST?RICO CULTURAL- THC ? UMA DAS MAIS UTILIZADAS COMO REFERENCIAL TE?RICO METODOL?GICO. VYGOTSKY DEFENDIA QUE O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM ? UM FATOR SOCIAL, QUE ACONTECE POR MEIO DA RELA??O COM O OUTRO E O MEIO EM QUE EST? INSERIDO. RESSALTA AINDA QUE APRENDER ? INDISPENS?VEL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, E NESSE SENTIDO A ESCOLA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL. POR ESSA RAZ?O, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR E ANALISAR ATRAV?S DE UMA REVIS?O INTEGRATIVA (R.I), DE QUE FORMA OS TRABALHOS SUBMETIDOS AO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCA??O EM CI?NCIAS - ENPEC 2019 USARAM OS PRESSUPOSTOS DESSA TEORIA, ELABORADA POR VYGOTSKY E, QUAIS CONTRIBUI??ES DELA PARA O ENSINO DE CI?NCIAS. PARA ISSO, SEGUIMOS TODAS AS ETAPAS EXIGIDAS PARA ELABORA??O DE UMA R.I. DESSE MODO, A QUEST?O DE PESQUISA: QUAIS AS CONCEP??ES DA TEORIA HIST?RICO CULTURAL APARECEM NOS TRABALHOS DA ?REA DE CI?NCIAS SUBMETIDOS AO ENPEC 2019? ENCONTRAMOS 8 TRABALHOS, QUE RELATARAM USAR AS CONCEP??ES HIST?RICO CULTURAL COMO FUNDAMENTA??O. E, ENTRE OS CONCEITOS RELACIONADOS A THC OBTEMOS: INTERA??O, PENSAMENTO, FORMA??O DE CONCEITOS, MEDIA??O, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP), SIGNOS, LINGUAGEM E TEORIA DA ATIVIDADE. CONCLU?MOS QUE OS TRABALHOS CARECEM DE APROFUNDAMENTO TE?RICO ACERCA DA TEORIA HIST?RICO CULTURAL E, PORTANTO, N?O FAZEM UMA ABORDAGEM CLARA QUANTO AO SEU USO. COM RELA??O AS ?REAS DE CONHECIMENTO DAS CI?NCIAS QUE MAIS PREDOMINARAM QUANTO AO USO DESSA TEORIA FORAM: F?SICA, QU?MICA E CI?NCIAS, APARECEM COM 25% CADA, BIOLOGIA E MATEM?TICA COM 12,5% CADA.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: VYGOTSKY, CI?NCIAS, REVIS?O INTEGRATIVA, ENPEC
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "VYGOTSKY, CIÊNCIAS, REVISÃO INTEGRATIVA, ENPEC, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2562_20072021114803.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PATRICIA DOS SANTOS SODRE"
    "autor_nome_curto" => "ANA PATRICIA DOS SANTOS SODRE"
    "autor_email" => "patryciasodre@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACMAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79669
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 321
    "inscrito_id" => 2562
    "titulo" => """
      CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY AO ENSINO DE CIÊNCIAS: \r\n
      UMA REVISÃO INTEGRATIVA DOS TRABALHOS \r\n
      SUBMETIDOS AO ENPEC 2019.
      """
    "resumo" => """
      NO CAMPO DA EDUCA??O, A TEORIA HIST?RICO CULTURAL- THC ? UMA DAS MAIS UTILIZADAS COMO REFERENCIAL TE?RICO METODOL?GICO. VYGOTSKY DEFENDIA QUE O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM ? UM FATOR SOCIAL, QUE ACONTECE POR MEIO DA RELA??O COM O OUTRO E O MEIO EM QUE EST? INSERIDO. RESSALTA AINDA QUE APRENDER ? INDISPENS?VEL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, E NESSE SENTIDO A ESCOLA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL. POR ESSA RAZ?O, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR E ANALISAR ATRAV?S DE UMA REVIS?O INTEGRATIVA (R.I), DE QUE FORMA OS TRABALHOS SUBMETIDOS AO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCA??O EM CI?NCIAS - ENPEC 2019 USARAM OS PRESSUPOSTOS DESSA TEORIA, ELABORADA POR VYGOTSKY E, QUAIS CONTRIBUI??ES DELA PARA O ENSINO DE CI?NCIAS. PARA ISSO, SEGUIMOS TODAS AS ETAPAS EXIGIDAS PARA ELABORA??O DE UMA R.I. DESSE MODO, A QUEST?O DE PESQUISA: QUAIS AS CONCEP??ES DA TEORIA HIST?RICO CULTURAL APARECEM NOS TRABALHOS DA ?REA DE CI?NCIAS SUBMETIDOS AO ENPEC 2019? ENCONTRAMOS 8 TRABALHOS, QUE RELATARAM USAR AS CONCEP??ES HIST?RICO CULTURAL COMO FUNDAMENTA??O. E, ENTRE OS CONCEITOS RELACIONADOS A THC OBTEMOS: INTERA??O, PENSAMENTO, FORMA??O DE CONCEITOS, MEDIA??O, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP), SIGNOS, LINGUAGEM E TEORIA DA ATIVIDADE. CONCLU?MOS QUE OS TRABALHOS CARECEM DE APROFUNDAMENTO TE?RICO ACERCA DA TEORIA HIST?RICO CULTURAL E, PORTANTO, N?O FAZEM UMA ABORDAGEM CLARA QUANTO AO SEU USO. COM RELA??O AS ?REAS DE CONHECIMENTO DAS CI?NCIAS QUE MAIS PREDOMINARAM QUANTO AO USO DESSA TEORIA FORAM: F?SICA, QU?MICA E CI?NCIAS, APARECEM COM 25% CADA, BIOLOGIA E MATEM?TICA COM 12,5% CADA.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: VYGOTSKY, CI?NCIAS, REVIS?O INTEGRATIVA, ENPEC
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "VYGOTSKY, CIÊNCIAS, REVISÃO INTEGRATIVA, ENPEC, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2562_20072021114803.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PATRICIA DOS SANTOS SODRE"
    "autor_nome_curto" => "ANA PATRICIA DOS SANTOS SODRE"
    "autor_email" => "patryciasodre@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACMAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NO CAMPO DA EDUCA??O, A TEORIA HIST?RICO CULTURAL- THC ? UMA DAS MAIS UTILIZADAS COMO REFERENCIAL TE?RICO METODOL?GICO. VYGOTSKY DEFENDIA QUE O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM ? UM FATOR SOCIAL, QUE ACONTECE POR MEIO DA RELA??O COM O OUTRO E O MEIO EM QUE EST? INSERIDO. RESSALTA AINDA QUE APRENDER ? INDISPENS?VEL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, E NESSE SENTIDO A ESCOLA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL. POR ESSA RAZ?O, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR E ANALISAR ATRAV?S DE UMA REVIS?O INTEGRATIVA (R.I), DE QUE FORMA OS TRABALHOS SUBMETIDOS AO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCA??O EM CI?NCIAS - ENPEC 2019 USARAM OS PRESSUPOSTOS DESSA TEORIA, ELABORADA POR VYGOTSKY E, QUAIS CONTRIBUI??ES DELA PARA O ENSINO DE CI?NCIAS. PARA ISSO, SEGUIMOS TODAS AS ETAPAS EXIGIDAS PARA ELABORA??O DE UMA R.I. DESSE MODO, A QUEST?O DE PESQUISA: QUAIS AS CONCEP??ES DA TEORIA HIST?RICO CULTURAL APARECEM NOS TRABALHOS DA ?REA DE CI?NCIAS SUBMETIDOS AO ENPEC 2019? ENCONTRAMOS 8 TRABALHOS, QUE RELATARAM USAR AS CONCEP??ES HIST?RICO CULTURAL COMO FUNDAMENTA??O. E, ENTRE OS CONCEITOS RELACIONADOS A THC OBTEMOS: INTERA??O, PENSAMENTO, FORMA??O DE CONCEITOS, MEDIA??O, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP), SIGNOS, LINGUAGEM E TEORIA DA ATIVIDADE. CONCLU?MOS QUE OS TRABALHOS CARECEM DE APROFUNDAMENTO TE?RICO ACERCA DA TEORIA HIST?RICO CULTURAL E, PORTANTO, N?O FAZEM UMA ABORDAGEM CLARA QUANTO AO SEU USO. COM RELA??O AS ?REAS DE CONHECIMENTO DAS CI?NCIAS QUE MAIS PREDOMINARAM QUANTO AO USO DESSA TEORIA FORAM: F?SICA, QU?MICA E CI?NCIAS, APARECEM COM 25% CADA, BIOLOGIA E MATEM?TICA COM 12,5% CADA. PALAVRAS-CHAVE: VYGOTSKY, CI?NCIAS, REVIS?O INTEGRATIVA, ENPEC

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.