ESSE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS DO SEMIÁRIDO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO, NO INTUITO DE CONTRIBUIR ACERCA DAS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO POPULAR. COMO MÉTODO, UTILIZAMOS O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E REALIZAMOS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS. FOI REALIZADA AINDA PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COM MEMBROS DO CRDH SEMIÁRIDO E MILITANTES DE MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO. FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE O CENTRO ATUA PRINCIPALMENTE ENQUANTO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POPULAR, PROPONDO UMA ATUAÇÃO DIALÓGICA PRINCIPALMENTE COM O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST E MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS – MMC, REALIZANDO AÇÕES PENSADAS EM PARCERIA COM ESSES MOVIMENTOS. POR MEIO DESSAS AÇÕES, QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS É QUE O CRDH, AO PROPOR, A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR E NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS, A FORMAÇÃO DE MILITANTES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, ESTUDANTES E OUTROS SUJEITOS NO QUE SE REFERE A ESSES DIREITOS, CONTRIBUI NO FORTALECIMENTO DAS LUTAS POR DIREITOS HUMANOS NO CAMPO.