A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2017 FOI UM MARCO PARA A HISTÓRIA
EDUCACIONAL BRASILEIRA. COM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO NÚMERO DE MATRÍCULAS, BEM COMO EM
UM MAIOR INVESTIMENTO EM PROGRAMAS EDUCACIONAIS, OS ESTUDANTES BRASILEIROS PASSARAM A TER UMA
MAIOR OPORTUNIDADE EM ESTUDAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA. DIANTE DISSO, O
PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR DURANTE
OS ANOS DE 2007 E 2017, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN) E O
CURSO DE PEDAGOGIA, A NÍVEL NACIONAL E REGIONAL. PARA A REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA, FOI
REALIZADA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS DADOS FORNECIDOS PELO GOVERNO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO
A SINOPSE ESTATÍSTICAS DO ENSINO SUPERIOR, BEM COMO OUTROS DOCUMENTOS, COMO O PLANO NACIONAL
DE EDUCAÇÃO. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, PUDEMOS PERCEBER QUE DURANTE OS 10 ANOS DO
GOVERNO DO PT, O NÚMERO DE MATRÍCULAS SUBIU CONSIDERAVELMENTE, TANTO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS,
QUANDO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS, A PARTIR DE PROGRAMAS QUE TINHAM O OBJETIVO DO FINANCIAMENTO
DOS ESTUDOS SUPERIORES.