ESTE ARTIGO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ADVÉM DE ESTUDOS E REFLEXÕES SUSCITADAS NO COMPONENTE CURRICULAR PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2, DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE DISCUSSÃO A ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL GRANDES APRENDIZES, CUJO PROJETO É “GERANDO OPORTUNIDADES PARA A APRENDIZAGEM”. SENDO ASSIM, FAZ-SE O USO DE OBSERVAÇÕES COTIDIANAS, CONSIDERANDO OS ASPECTOS ETNOGRÁFICOS PRESENTES, ALÉM DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, DA ANÁLISE INSTRUMENTAL DOS DADOS DO PROJETO E DO DIÁRIO DE CAMPO. PARA ISSO, O TRABALHO TOMA COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS LUCK (2006) PARA ABORDAR A GESTÃO, MORAIS (2012) NO QUE CONCERNE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, PELIZAARI (2002) AO DESTACAR A APRENDIZAGEM, E MEIER E GARCIA (2008) TRATANDO DO PAPEL DO PROFESSOR. UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ORGANIZADO POR UMA GESTORA QUE PODE SER READAPTADO AS MAIS DIVERSAS REALIDADES ESCOLARES, NÃO LIMITANDO APENAS AS ESPECIFICIDADES DA ESCOLA TRABALHADA, MAS POSSIBILITANDO UMA AMPLIAÇÃO DE OLHARES PARA O PAPEL DA GESTÃO DENTRO DA ESCOLA.