A MÚSICA ESTÁ PRESENTE EM TODOS NÓS, ASSIM COMO A FÍSICA EM TODAS AS ETAPAS DAS NOSSAS VIDAS. DESTA FORMA, É MISTER COMPREENDER A FÍSICA COMO PARTE INTEGRANTE DA CULTURA CONTEMPORÂNEA. NESTE CONTEXTO, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA, BEM COMO ARTICULAR OS SABERES ENTRE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E FÍSICA. ESSA FERRAMENTA DE ENSINO É UMA PROPOSTA PARA FUGIR DO ÓBVIO EM SALA DE AULA E VALORIZAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO UMA AULA DIFERENCIADA E ARTICULADA AO COTIDIANO. PORTANTO, ACREDITA-SE QUE SEJA A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, POR INTERMÉDIO DAS MÚSICAS, CAPAZ DE DESPERTAR PARA A FÍSICA DO COTIDIANO E POSSIBILITAR AO PROFESSOR UMA SENSIBILIZAÇÃO CULTURAL DE SUCESSO NO ENSINO DOS FENÔMENOS FÍSICOS.