Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COLABORAÇÃO DO ARDUÍNO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ARDUÍNO, ENSINO DE FÍSICA, TIC, Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79915
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 2738
    "titulo" => "A COLABORAÇÃO DO ARDUÍNO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO TEM SE DEPARADO COM A INFLUÊNCIA QUE A TECNOLOGIA TEM TRAZIDO NÃO SÓ NA SOCIEDADE COMO TAMBÉM NO ÂMBITO ESCOLAR. SÃO NOVAS FERRAMENTAS QUE TEM SE DESTACADO, AS QUAIS PODEM PERMITIR UMA MELHOR MEDIAÇÃO, COMO TAMBÉM COLABORAÇÃO E INTERATIVIDADE. NO ENSINO DA FÍSICA, PODEMOS CITAR A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO COMO UMA APLICAÇÃO TECNOLÓGICA ACESSÍVEL E QUE PERMITE, A CRIAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, POSSIBILITANDO A FORMULAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, A COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS PREVISTOS PELO MODELO TEÓRICO, COMO AJUSTES EXPERIMENTAIS (CAVALCANTE, BONIZZIA E GOMES, 2008; SOARES E BORGES, 2010; SANTOS; AMORIM; DERECZYNSK, 2017; MOREIRA ET AL. 2018). NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAZER A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, O QUAL FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INTITULADO A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA, DESENVOLVIDO NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SOB FINANCIAMENTO DO CNPQ NA COTA 2020/2021, QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESENVOLVER EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA MECÂNICA, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, BASEADOS NA TECNOLOGIA MICRO CONTROLADA ARDUÍNO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE EXCEL. LOGO, CONSTITUI-SE A NECESSIDADE DE PROPOR UMA FORMAÇÃO DOCENTE AMPLA E AO MESMO TEMPO FLEXÍVEL, CONTEMPLANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE, BEM COMO A CAPACIDADE DE ADEQUAÇÃO A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS TAMBÉM NO CONTEXTO EDUCACIONAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ARDUÍNO, ENSINO DE FÍSICA, TIC, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID2738_28072021204843.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLAVIO VINICIOS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "OLAVIO"
    "autor_email" => "olavio.vinicius10@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79915
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 2738
    "titulo" => "A COLABORAÇÃO DO ARDUÍNO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO TEM SE DEPARADO COM A INFLUÊNCIA QUE A TECNOLOGIA TEM TRAZIDO NÃO SÓ NA SOCIEDADE COMO TAMBÉM NO ÂMBITO ESCOLAR. SÃO NOVAS FERRAMENTAS QUE TEM SE DESTACADO, AS QUAIS PODEM PERMITIR UMA MELHOR MEDIAÇÃO, COMO TAMBÉM COLABORAÇÃO E INTERATIVIDADE. NO ENSINO DA FÍSICA, PODEMOS CITAR A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO COMO UMA APLICAÇÃO TECNOLÓGICA ACESSÍVEL E QUE PERMITE, A CRIAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, POSSIBILITANDO A FORMULAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, A COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS PREVISTOS PELO MODELO TEÓRICO, COMO AJUSTES EXPERIMENTAIS (CAVALCANTE, BONIZZIA E GOMES, 2008; SOARES E BORGES, 2010; SANTOS; AMORIM; DERECZYNSK, 2017; MOREIRA ET AL. 2018). NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAZER A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, O QUAL FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INTITULADO A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA, DESENVOLVIDO NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SOB FINANCIAMENTO DO CNPQ NA COTA 2020/2021, QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESENVOLVER EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA MECÂNICA, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, BASEADOS NA TECNOLOGIA MICRO CONTROLADA ARDUÍNO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE EXCEL. LOGO, CONSTITUI-SE A NECESSIDADE DE PROPOR UMA FORMAÇÃO DOCENTE AMPLA E AO MESMO TEMPO FLEXÍVEL, CONTEMPLANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE, BEM COMO A CAPACIDADE DE ADEQUAÇÃO A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS TAMBÉM NO CONTEXTO EDUCACIONAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ARDUÍNO, ENSINO DE FÍSICA, TIC, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID2738_28072021204843.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLAVIO VINICIOS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "OLAVIO"
    "autor_email" => "olavio.vinicius10@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO TEM SE DEPARADO COM A INFLUÊNCIA QUE A TECNOLOGIA TEM TRAZIDO NÃO SÓ NA SOCIEDADE COMO TAMBÉM NO ÂMBITO ESCOLAR. SÃO NOVAS FERRAMENTAS QUE TEM SE DESTACADO, AS QUAIS PODEM PERMITIR UMA MELHOR MEDIAÇÃO, COMO TAMBÉM COLABORAÇÃO E INTERATIVIDADE. NO ENSINO DA FÍSICA, PODEMOS CITAR A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO COMO UMA APLICAÇÃO TECNOLÓGICA ACESSÍVEL E QUE PERMITE, A CRIAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, POSSIBILITANDO A FORMULAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, A COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS PREVISTOS PELO MODELO TEÓRICO, COMO AJUSTES EXPERIMENTAIS (CAVALCANTE, BONIZZIA E GOMES, 2008; SOARES E BORGES, 2010; SANTOS; AMORIM; DERECZYNSK, 2017; MOREIRA ET AL. 2018). NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAZER A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, O QUAL FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INTITULADO A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA, DESENVOLVIDO NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SOB FINANCIAMENTO DO CNPQ NA COTA 2020/2021, QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESENVOLVER EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA MECÂNICA, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, BASEADOS NA TECNOLOGIA MICRO CONTROLADA ARDUÍNO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE EXCEL. LOGO, CONSTITUI-SE A NECESSIDADE DE PROPOR UMA FORMAÇÃO DOCENTE AMPLA E AO MESMO TEMPO FLEXÍVEL, CONTEMPLANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE, BEM COMO A CAPACIDADE DE ADEQUAÇÃO A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS TAMBÉM NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.