AS IMAGENS COMPÕEM NOSSO COTIDIANO A EXEMPLO DA OBSERVAÇÃO DA PAISAGEM, CENAS DE FILMES OU OUTDOORS ESPALHADOS PELA CIDADE. AOS OLHOS DO SUJEITO, CADA IMAGEM É PERCEBIDA SUBJETIVAMENTE, ATRAVÉS DA ANÁLISE ICONOGRÁFICA, QUE PERMITE UM APROFUNDAMENTO DOS SIGNOS E ÍCONES ALI PRESENTES. ATRAVÉS DAS GEOTECNOLOGIAS, MUITAS DESTAS PODEM SER LEVADAS PARA A SALA DE AULA DE GEOGRAFIA, POSSIBILITANDO O DESENCADEAR DE OUTRAS DISCUSSÕES, CONTEXTUALIZANDO E APROXIMANDO O ESTUDANTE DAS TEMÁTICAS ABORDADAS TEORICAMENTE. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESTACAR A PRESENÇA E IMPORTÂNCIA DA ICONOGRAFIA COMO ELEMENTO GEOTECNOLÓGICO, NAS ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, POSSIBILITANDO ASSIM, O (RE)CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DO LUGAR. PARA SUBSIDIAR ESTA ESCRITA, UTILIZAMOS A APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS ONLINE, NOS QUAIS OBTIVEMOS QUARENTA E DUAS PARTICIPAÇÕES DE DOCENTES DE GEOGRAFIA, LOTADOS EM DIFERENTES CIDADES BAIANAS, ASSIM COMO DE OUTROS ESTADOS. DE ACORDO COM AS RESPOSTAS, PERCEBEMOS A VALORIZAÇÃO DAS IMAGENS POR DESEMPENHAREM UM PAPEL IMPORTANTE NAS DISCUSSÕES COM AS TURMAS, POSSIBILITANDO ASSIM, O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA A PARTIR DA MEDIAÇÃO GEOTECNOLÓGICA E ANÁLISE ICONOGRÁFICA DESSAS IMAGENS.