ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL RELATAR E REFLETIR SOBRE AS POTENCIALIDADES DO ESTUDO CRIPTOGRAFIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO STORYBOARD THAT PARA A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO DIGITAL (HQD), MEDIANTE APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA – PA. A METODOLOGIA UTILIZADA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA, COM UMA ABORDAGEM DESCRITIVA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, EM DECORRÊNCIA DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E CONSISTIRAM EM SOLUCIONAR QUESTÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DA CODIFICAÇÃO E
DECODIFICAÇÃO DE MENSAGENS DE FORMA LÚDICA. O USO DE HQD DESPERTOU NOS ALUNOS O INTERESSE E A CURIOSIDADE EM SOLUCIONAR QUESTÕES MATEMÁTICAS DE MANEIRA MAIS ATRAENTE E DIVERTIDA. A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COM O TEMA CRIPTOGRAFIA POSSIBILITOU AOS PARTICIPANTES ADQUIRIREM SABERES RELEVANTES PARA O DIA A DIA DELES, ALÉM DE APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS NOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES E MATRIZES. CONCLUIU-SE QUE AS ATIVIDADES TAMBÉM FAVORECERAM A FORMAÇÃO INICIAL DA PESQUISADORA E
PERMITIRAM ENRIQUECER AS PRÁTICAS DE ENSINO COMO FUTURA EDUCADORA.