O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS REALIZADAS NO CAMPO DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO MARANHENSE DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA ACERCA DA ESCOLA E SUAS REPRESENTAÇÕES NA IMPRENSA PERIÓDICA. REALIZOU-SE O ESTADO DA ARTE, PERMEADO PELA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO QUE TEM A FINALIDADE DE ANALISAR TRABALHOS ACADÊMICOS EM ASSUNTOS ESPECÍFICOS. PARA ESTE LEVANTAMENTO RECORREU-SE AO SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES (TEDE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: INSTRUÇÃO PÚBLICA E IMPRENSA MARANHENSE; E ESCOLA MARANHENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA. FORAM ESCOLHIDOS 11 TRABALHOS QUE PERPASSAM PELO RECORTE TEMPORAL DESTACADO, SENDO TODAS AS PESQUISAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES MARANHENSES MENCIONADAS. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS PESQUISAS UTILIZARAM A PESQUISA DOCUMENTAL E A IMPRENSA PARA DISCUTIREM SOBRE LIVRO DIDÁTICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES E OS ESCRITOS ESTUDANTIS QUE SE CONSTITUÍRAM EM UM CANAL PRIVILEGIADO PARA A EXPOSIÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS SABERES E DE DENÚNCIA SOBRE A CARÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS.