O JUDÔ É UMA MODALIDADE ESPORTIVA DE COMBATE, CRIADA NO JAPÃO, EM 1882, POR JIGORO KANO, UM EDUCADOR COM A TITULAÇÃO DE “PAI DA EDUCAÇÃO FÍSICA”. SEUS ESTUDOS NAS ARTES MARCIAIS PROPICIARAM A CRIAÇÃO DE UM ESTILO EM QUE TIVESSE ORIENTAÇÃO TRIPLA, ENTRE TREINAMENTO MENTAL, CONOTAÇÃO MARCIAL E ESPORTIVA. NAS ESCOLAS BRASILEIRAS OS AMBIENTES SÃO PROPÍCIOS PARA O TRABALHO COM MODALIDADES DE INVASÃO, FAMILIARES AOS CONTEXTOS DOS ALUNOS, HAJA VISTAS AS PREFERÊNCIAS ESPORTIVAS DA POPULAÇÃO. NESTE MEIO PROPÍCIO A PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DO JUDÔ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DAS MODALIDADES DE INVASÃO, ATRAVÉS DE AÇÕES DE ATAQUE E DEFESA DE TERRITÓRIO, OBJETIVA POTENCIALIZAR A INTRODUÇÃO E INCORPORAÇÃO DO JUDÔ NOS CURRÍCULOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.