O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ARTIGO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. EM QUE APONTA-SE ABORDAGENS ACERCA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO NA PROPOSTA CURRICULAR DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS), TENDO COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA A CONCEITUAÇÃO DO ECODESIGN, ORIENTADA PELA ATUAL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC/2017. PELO CARÁTER DA TRANSVERSALIDADE, OS TEMAS ESTÃO PRESENTES EM TODAS AS DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANTES DESTA POLÍTICA EDUCACIONAL, ESSES TEMAS JAMAIS FORAM DELIBERADAMENTE CONSTRUÍDOS DE MANEIRA TRANSVERSAL, NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO. PORTANTO, A BNCC PÕE EM PAUTA TEMAS DE GRANDE RELEVÂNCIA NO CONTEXTO ATUAL, AO ORIENTAR AS ESCOLHAS DOS CONTEÚDOS, SEUS DIÁLOGOS, DIVERGÊNCIAS E CONSENSOS EM SALA DE AULA. ORGANIZANDO OS SISTEMAS DIDÁTICOS A SEREM ABORDADOS NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES. O ECODESIGN É A DENOMINAÇÃO DADA AO PENSAMENTO CRIATIVO DE CONCEBER PROJETOS COM A FINALIDADE DE CRIAÇÃO DE PRODUTOS COM OS MENORES IMPACTOS ECOLÓGICOS POSSÍVEIS, SEU ESCOPO ABRANGE TODAS AS ETAPAS DE VIDA DO PRODUTO. SENDO ASSIM TODO PRODUTO OU SERVIÇO DEVE SER CONSUMIDO APÓS A ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA. ESSA FERRAMENTA ANALISA OS IMPACTOS AMBIENTAIS DE TODA CADEIA PRODUTIVA DE UM PRODUTO OU SERVIÇO, DESTE A EXTRAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA, ATÉ OS RESÍDUOS PROVOCADOS PELO DESCARTE APÓS O USO, “DO NASCIMENTO AO TÚMULO”. NO QUE TANGE AO PERCURSO METODOLÓGICO, ESTE ESTUDO TEM COMO BASE OS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EM QUE NOS VALEMOS DE LITERATURAS QUE ABORDAM O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ATRAVÉS DA METODOLOGIA DO PENSAMENTO DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE CONSUMIMOS. AINDA SOBRE A METODOLOGIA, PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DA REALIDADE, FIZEMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA. CONCLUÍMOS QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO PRECISA SER UMA FERRAMENTA POLÍTICA CIDADÃ, OFERECENDO UMA EDUCAÇÃO MUNIDA DE CONHECIMENTO E CONTEÚDOS, CAPAZES DE CONSTRUIR INDIVÍDUOS CRÍTICOS E ATUANTES NA TRANSFORMAÇÃO POSITIVA DE SUA REALIDADE. NESSE SENTIDO, ESPERA-SE QUE SUA FORMAÇÃO PROPORCIONE ENTENDIMENTO SUFICIENTE PARA PARTICIPAR DE DEBATES PÚBLICOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COM CONVICÇÃO QUE A CAUSA AMBIENTAL É COLETIVA E TEM UMA ESCALA PLANETÁRIA. A ESCOLHA DESSE TEMA SE JUSTIFICA PELA CONCEPÇÃO DE NATUREZA APRENDIDA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, QUE POUCO DISCUTE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO NO ÂMBITO ESCOLAR, MUITO MENOS ECONOMIA CIRCULAR, PENSAMENTO DO CICLO DE VIDA - PCV E ECODESIGN.