PARA O FILÓSOFO BYUNG-CHUL HAN ENQUANTO O SÉCULO XX FOI MARCADO PELA SOCIEDADE DISCIPLINAR, O SÉCULO XXI INAUGURA O QUE ELE DENOMINA DE SOCIEDADE DO DESEMPENHO. EM SUA ÓTICA A SOCIEDADE DO DESEMPENHO ESTÁ BASEADA NA IDEIA DE QUE OS INDIVÍDUOS VIVEM NOÇÃO ILUSÓRIA DE LIBERDADE, UMA VEZ QUE NÃO ESTÃO SUBMETIDOS A UM PODER COERCITIVO EXTERNO, E SE SUJEITAM VOLUNTARIAMENTE A AUTOEXPLORAÇÃO. NESSE CONTEXTO, AS DOENÇAS PSÍQUICAS SÃO ENTENDIDAS COMO UMA DAS CONSEQUÊNCIAS CRUÉIS DA ORGANIZAÇÃO DA VIDA NA PÓS-MODERNIDADE. TENDO ESSAS QUESTÕES COMO PLANO DE FUNDO, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU APROXIMAR AS IDEIAS DE HAN ACERCA DA SOCIEDADE DO DESEMPENHO COM O PROCESSO DE ADOECIMENTO DE ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DE RELATOS DE IMPRENSA. ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE O PRODUTIVISMO ACADÊMICO PODE SER ENTENDIDO COMO UM REFLEXO DA DEMANDA CRESCENTE POR DESEMPENHO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO INDICANDO QUE O ENFRENTAMENTO DO ADOECIMENTO ESTUDANTIL PASSA NECESSARIAMENTE PELA REFLEXÃO ACERCA DAS FORMAS DE AVALIAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO.