O OBJETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA ESCOLA BÁSICA. ESTE RELATO, SE FUNDAMENTA NA EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO DO DESENVOLVIMENTO ENTRE A RELAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA, QUE SE MOSTRA COMO FUNDAMENTO NECESSÁRIO À FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. SENDO ASSIM, PRETENDE-SE EXPOR COMO FOI APLICADO ATÉ O MOMENTO O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA UNIVERSIDADE BRASIL (UB). CADA ETAPA DO PROGRAMA BUSCA ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM AS RESIDENTES UMA VISÃO SEGURA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE. OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO PASSARAM POR ALGUMAS ADAPTAÇÕES NESSES TEMPOS EM QUE TODOS FOMOS AFETADOS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL, POR CONTA DA COVID-19, PORÉM, COMO AS RESIDENTES TÊM ACESSO AOS AMBIENTES VIRTUAIS, TODAS CONSEGUIRAM ACOMPANHAR A PRÁTICA DOCENTE, SEMPRE BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A INTENÇÃO FOI CONHECER QUEM SÃO AS ALUNAS DO CURSO DA PEDAGOGIA E O QUE PENSAM SOBRE A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE SER PROFESSORA PARA A FUTURA PRÁTICA. TAMBÉM FORAM APRESENTADOS OS PARADIGMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA INTERPRETAÇÃO DE AUTORES NACIONAIS EM SUAS REUNIÕES DE FORMAÇÃO, SITUANDO A QUESTÃO DA RELAÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA. AS ATIVIDADES REALIZADAS NA SALA DE AULA E OBSERVADAS PELAS ALUNAS FORAM DEFINIDORAS DO PAPEL OCUPADO PELAS RESIDENTES PEDAGÓGICAS E DA APROXIMAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA.