O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O PAPEL DO INT?RPRETE DE LIBRAS EM UNIDADES B?SICAS DE SA?DE (UBS) CONFORME A PERSPECTIVA DO SURDO . E COMO ESPEC?FICOS: 1) APRESENTAR O QUE PENSA UMA PESSOA SURDA QUANTO ? PRESEN?A DE INT?RPRETE EM UBS; 2) DESCREVER EXPERI?NCIAS DE INTERA??O ENTRE SURDO E SUJEITOS N?O FLUENTES EM LIBRAS NAS UBS DE PATOS-PB; 3) RELACIONAR AS VIV?NCIAS DO SURDO NAS UBS EM PATOS-PB COM AS GARANTIAS DE DIREITOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS. PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE ESTE TRABALHO, RECORREU-SE A ARGUMENTOS DE AUTORES, NO QUE DIZEM RESPEITO AO PROFISSIONAL TRADUTOR/INT?RPRETE DE LIBRAS; ? FALTA DE USO DA LIBRAS EM TODAS AS ETAPAS DE ASSIST?NCIA ? SA?DE DO SURDO; AO DIREITO DO SURDO DE TER ATENDIMENTO DE SA?DE DIGNO COM O USO DE LIBRAS, DENTRE OUTROS. PARA A REALIZA??O DESTE TRABALHO, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS, FOI ESCOLHIDA A PESQUISA DO TIPO ESTUDO DE CASO; E QUANTO ? ABORDAGEM, OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTION?RIO, CONTENDO QUEST?ES ABERTAS, RESPONDIDAS POR UM SURDO USU?RIO DAS UBS DE PATOS-PB. AP?S A AN?LISE DOS DADOS, CHEGOU-SE ? CONCLUS?O DE QUE A MAIOR DIFICULDADE NO ATENDIMENTO DA PESSOA SURDA, NOS ?MBITOS DE SA?DE, ACONTECE POR FALTA DE COMUNICA??O. ESSA FALHA ? FRUTO DA AUS?NCIA DO PROFISSIONAL INT?RPRETE DE LIBRAS E DA FALTA DE PROFICI?NCIA EM LIBRAS PELOS PROFISSIONAIS DA SA?DE. CONSTATOU-SE QUE AS GARANTIAS DAS LEGISLA??ES NO ATENDIMENTO DIGNO AO SURDO N?O FUNCIONAM NO COTIDIANO DAS UBS DE PATOS-PB.
PALAVRAS-CHAVE: PROFISSIONAL DE SA?DE, SURDO, DIREITO LINGU?STICO.