ESTE ESTUDO BUSCA ENFATIZAR A MANEIRA COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS VÊM SENDO ABORDADAS NA LITERATURA. O ENFOQUE ADOTADO É DE ORDEM TEÓRICO-CONCEITUAL, POR CENTRAR-SE NA (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS, IDEIAS E IDEOLOGIAS JÁ DESENVOLVIDOS SOBRE A TEMÁTICA. O ESTUDO APRESENTOU RESULTADOS POUCO SIGNIFICATIVOS PARA O ENSINO DE SURDO NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO-APRENDIZAGEM. CONTUDO, SALIENTA ALGUMAS CONQUISTAS IMPORTANTES, COMO O RECONHECIMENTO DA LÍNGUA DE SINAIS, A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL TRADUTOR E INTÉRPRETE DA LIBRAS – TILS E, SOBRETUDO, O AUMENTO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O TEMA. DIANTE DOS RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS SURDOS GERALMENTE NÃO SÃO NOTADOS PELA SUA DIFERENÇA, E SIM PELO QUE LHES FALTA. ELES NÃO SÃO RESPEITADOS POR SUAS PECULIARIDADES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS E, SOBRETUDO, POR SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS, PRECISANDO, PORTANTO, ADAPTAREM-SE AO MUNDO DOS OUVINTES.