O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PRECISA SER DINÂMICO, DE MODO QUE OS DISCENTES SE SINTAM ESTIMULADOS A OBTER CONHECIMENTO. OS INFOGRÁFICOS ESTÃO ENTRE AS ESTRATÉGIAS QUE FACILITAM A OBTENÇÃO, O PROCESSAMENTO E A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, SOBRETUDO NESTA ERA DIGITAL COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR O USO DE INFOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR, SEJA ABORDANDO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OU DE FORMA TRANSDISCIPLINAR, NO PERÍODO ENTRE 2010 E 2020, ALÉM DE VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA SUA UTILIZAÇÃO PARA A MELHORIA DO APRENDIZADO NESSAS ÁREAS. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DURANTE OS MESES DE DEZEMBRO DE 2020 A FEVEREIRO DE 2021, CONSULTANDO ARTIGOS, RESUMOS DE ANAIS DE CONGRESSO, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES RELACIONADOS AO USO DE INFOGRÁFICOS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM BANCOS DE DADOS DA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS CAPES. AO TODO, 28 TRABALHOS FORAM ANALISADOS; DESTES, 50% ESTAVAM RELACIONADOS AO ENSINO BÁSICO, 7% AO ENSINO BÁSICO E À GRADUAÇÃO, SIMULTANEAMENTE, E 25% EXCLUSIVAMENTE À GRADUAÇÃO, SENDO A MAIOR PARTE DOS TRABALHOS RESULTANTES DE RESUMOS DE ANAIS DE CONGRESSOS (42,9%) E PROVENIENTES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS (82,1%). EM SUMA, ESTES DADOS TORNAM-SE IMPORTANTES POIS MOSTRA O PANORAMA DO ENSINO DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA UTILIZANDO INFOGRÁFICOS COMO ALTERNATIVAS PARA A MELHORIA DO APRENDIZADO DOS DISCENTES.