ESTE TRABALHO OBJETIVOU IDENTIFICAR OS SABERES DOCENTES PRODUZIDOS, MOBILIZADOS E/OU ARTICULADOS PELOS PROFESSORES QUE SÃO VISTOS, POR ESTES PROFISSIONAIS, COMO MAIS RELEVANTES À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PARA TANTO, A PESQUISA CONSIDEROU, COMO BASE PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, UM MODELO TIPOLÓGICO PARA IDENTIFICAR E CLASSIFICAR OS SABERES DOS PROFESSORES, ESTUDADO POR TARDIF E RAYMOND (2000) E TARDIF (2002), ALÉM DE QUESTÕES QUE ENVOLVEM A CARACTERIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES INICIANTES, APRESENTADAS POR HUBERMAN (1992). LOGO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, A QUAL CONTOU COM A ANÁLISE DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM CINCO PROFESSORES INICIANTES, EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, QUE INICIARAM SUAS ATIVIDADES COMO UNIDOCENTES EM CLASSES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO, ESTADO DO ACRE. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS SUJEITOS DE PESQUISA VALORIZAM SIGNIFICATIVAMENTE OS SABERES DA EXPERIÊNCIA, ORIUNDOS DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL, CONSIDERANDO ESTES COMO FUNDAMENTAIS AO BOM ENVOLVIMENTO E AO PROSSEGUIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DOCENTES. ASSIM, PROCURARAM COMPENSAR SUA INEXPERIÊNCIA COM A BUSCA DE SABERES ORIUNDOS DA FORMAÇÃO E ARTICULADOS AOS POSSÍVEIS MATERIAIS DE TRABALHO, OU SEJA, DAS “FERRAMENTAS” MAIS UTILIZÁVEIS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. PORTANTO, SÃO OS SABERES DA (AINDA BREVE) EXPERIÊNCIA QUE TROUXE A ELES MAIS TRANQUILIDADE PARA DAR PROSSEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES CORRIQUEIRAS EM SUAS ROTINAS COMO DOCENTES.