A EMPATIA PODE SER COMPREENDIDA COMO A CAPACIDADE COGNITIVA E AFETIVA DE COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO, NECESSÁRIA PARA A VIDA EM SOCIEDADE. ASSIM SENDO, ESTE ARTIGO RELATA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACADÊMICA PUBLICADA SOBRE O TEMA. TAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL REALIZAR UMA REVISÃO DE LITERATURA ACADÊMICA PUBLICADA EM LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A TEMÁTICA DA EMPATIA. BUSCOU-SE, AINDA, DISCUTIR A CONCEITUAÇÃO DO TEMA, IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS TEMAS INVESTIGADOS NA LITERATURA DA ÁREA, BEM COMO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A AVALIAÇÃO DA EMPATIA. A PESQUISA FOI REALIZADA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, UTILIZANDO-SE O PAR DE DESCRITORES EMPATIA-EMPATIA (NO TÍTULO E NO ASSUNTO). TAL BUSCA RESULTOU EM 19 ESTUDOS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DA AMOSTRA, CATEGORIZADOS A PARTIR DE ASPECTOS, COMO: O TIPO DE PUBLICAÇÃO, SUJEITOS DA PESQUISA RELATADA E TEMAS DOS ARTIGOS MINUCIOSAMENTE ANALISADOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE TEÓRICOS RELEVANTES NO CAMPO DE ESTUDO, COMO HOFFMAN (2000), SAMPAIO (2009), FALCONE ET AL. (2008), MONTE (2016) E RODRIGUES E RIBEIRO (2011). OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE OS ESTUDOS SOBRE A EMPATIA EM LÍNGUA PORTUGUESA SÃO DIRECIONADOS PRIORITARIAMENTE À RELAÇÃO DA EMPATIA COM OUTRAS VARIÁVEIS (SOBRETUDO DO CAMPO DA MORALIDADE), CAMPO DA SAÚDE, BEM COMO À INVESTIGAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E RELATO DE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM EMPATIA.