A PRÁTICA DOCENTE É CHEIA DE DESAFIOS A SEREM SUPERADOS DIARIAMENTE, AULA A AULA, CONTEÚDO A
CONTEÚDO, TENDO EM VISTA O ENVOLVIMENTO DE DIVERSOS FATORES DE ORDEM SOCIAL, CULTURAL, IDEOLÓGICO,
ENTRE MUITOS OUTROS. PARA ABORDAR A PRÁTICA DOCENTE VIVENCIADA, FORAM ESTUDADOS TEMAS COMO:
DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE E PRÁTICA VIVENCIADA, QUE CONTEMPLA TÓPICOS REFERENTE A SABERES
NECESSÁRIOS A PRÁTICA DOCENTE, A RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM E GLOBALIZAÇÃO, A PRÁXIS DOCENTE EM
TEMPOS DE COVID-19 E O USO DE TECNOLOGIA COMO RECURSOS DIDÁTICOS, VISANDO ASSOCIAR TEORIA À
PRÁTICA VIVENCIADA EM UM PERÍODO ATÍPICO DA NOSSA SOCIEDADE. PORTANTO, ESTE TRABALHO É FRUTO DE
ATUAÇÕES DESENVOLVIDAS COM A TURMA DE INTRODUÇÃO A FITOTECNIA-2020.1 DO CURSO DE LICENCIATURA
EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS, CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS-CCHSA, UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB, BANANEIRAS-PB, COM DESDOBRAMENTO DE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADA
COM RECURSO DE MÍDIAS SOCIAIS, COMO GOOGLE MEET E WHATSAPP, ATRAVÉS DE DEBATES E EXPOSIÇÃO
DE CONTEÚDO DE FORMA VIRTUAL, ALÉM DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO E REFLEXÃO DESTES. RESULTANDO EM UMA
EXPERIÊNCIA ÚNICA E DESAFIADORA, TENDO EM VISTA AINDA ESTARMOS EM UM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO
DOCENTE E DISCENTE AOS MEIOS ALTERNATIVOS A PRÁXIS ENSINO-APRENDIZAGEM, MEDIANTE O CONTEXTO DE
PANDEMIA VIVENCIADO NO ANO DE 2020 AOS TEMPOS ATUAIS.